PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Quase dois mil alunos iniciaram novo ano letivo nas escolas do concelho

16 Setembro, 2016 - 08:07

118

0

Maioria dos docentes e educadores, cerca de centena e meia, pertence ao Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, assim como o pessoal não docente.

O ano letivo 2016-2017 abriu esta quinta-feira nas escolas do concelho de Caminha com normalidade. Quase 2000 crianças e jovens, repartidos por diferentes níveis de ensino (re)iniciam agora o seu percurso escolar, num ano cheio de desafios e muito exigente, como sublinhou o presidente da Câmara, Miguel Alves, na receção aos professores, que decorreu ao final da tarde na Biblioteca Municipal de Caminha.
No seu conjunto, são 1960 os alunos que hoje iniciam a vida escolar ou retomam estudos nas escolas do concelho, sendo que a esmagadora maioria – 1637 – pertence ao Agrupamento de Escolas Sidónio Pais. A ETAP começa o ano com 175 estudantes e a frequentar os jardins de infância privados há 148 crianças. A maioria dos docentes e educadores, cerca de centena e meia, pertence também ao Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, assim como o pessoal não docente.
Como é hábito, o presidente da Câmara deu as boas vindas aos docentes, num ambiente informal, que foi marcado pelas novas condições do ensino no concelho, designadamente com o reforço significativo do número de alunos que passa a frequentar a escola pública no Agrupamento, e com a criação do Ensino Secundário Público em Vila Praia de Âncora.
Miguel Alves agradeceu aos professores o trabalho desenvolvido, sobretudo na preparação do arranque do ano letivo, com dificuldades acrescidas devido a alterações de última hora, que obrigaram a um esforço acrescidos para acomodar uma população escolar que cresceu em quase duas centenas na escola pública, a cerca de duas semanas da data marcada para o começo deste ano letivo.
O presidente falou de desafios, num ano escolar que será muito exigente e manifestou confiança em toda a comunidade educativa, reiterando o seu empenhamento pessoal na Educação, assim como a grande aposta da Câmara Municipal, que aliás tem como vereador da Educação um professor.
Miguel Alves acompanhou também os docentes numa visita à nova Biblioteca de Caminha, inaugurada este verão, pedindo-lhes que façam dela também uma sala de aula, encarando-a como mais um espaço que está à disposição da comunidade escolar.
A Câmara Municipal aumenta este ano o investimento na área da Educação, reforçando o conjunto de apoios concedidos às crianças do concelho e às suas famílias, designadamente nas áreas de refeições, transportes e Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), passando estas últimas a ser completamente gratuitas no ano letivo 2016/2017.
Na semana passada também foram entregues os manuais escolares aos alunos do 2º, 3º e 4º anos do 1º ciclo, com escalões A e B, bem como os livros de fichas aos estudantes do 1º ano do 1º ciclo, com os respetivos escalões A e B. No total, beneficiando 227 alunos, o que obrigou o Município a um investimento de cerca de 13 mil euros.
Este é também um ano letivo que fica marcado pela criação da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e a pela expectativa do lançamento da obra de requalificação da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais em Caminha, cujo processo está a decorrer a bom ritmo, tendo sido já assinado o respetivo Acordo de Colaboração, num investimento estratégico na Educação, estando em causa um valor de sensivelmente três milhões de euros.

Últimas