PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: PSD lamenta encerramento da «escola do concelho melhor classificada»

20 Dezembro, 2016 - 19:32

171

0

Sociais-democratas não poupam críticas a Tiago Brandão Rodrigues.

O PSD Caminha lamentou esta terça-feira o encerramento da “escola do concelho melhor classificada” no ranking divulgado pelo jornal Público. A classificação, recorde-se, teve por base informações do Ministério da Educação, avaliando a realidade sócio-económica e os exames realizados no ano letivo em 2015/2016. A Ancorensis Cooperativa de ensino foi a melhor classificada no concelho de Caminha e a sexta melhor do distrito, num universo de 19 escolas secundárias. “Os dados constantes neste ranking mostram que o PSD tinha razão, quando se insurgiu contra o encerramento de uma escola que prestava ensino de excelência, com condições físicas ímpares e ainda dava à comunidade todo o apoio social e cultural para que Vila Praia de Âncora e o concelho de Caminha estivesse na vanguarda educativa em muitas matérias”, referem os sociais-democratas em nota enviada à comunicação social. “O Ministro da Educação nunca esteve disponível para debater o problema do possível encerramento da Ancorensis, fruto da medida de acabar com o financiamento aos inícios de ciclo nesta escola que se consagra assim, segundo este ranking, a melhor do concelho. Não recebeu uma comitiva da Ancorensis para tentar expor a realidade da escola e mandou um chefe de gabinete dar a cara”, lamenta o PSD.
De baterias apontadas a Tiago Brandão Rodrigues, a direita caminhense critica sobretudo a distância do governante relativamente a esta matéria. “Não ouviu as populações, associações de pais, comunidade educativa nem a junta de freguesia para o tal estudo “encomendado” que viria a servir de alicerce para determinar o fim de ciclos na Ancorensis. Não veio ao concelho verificar as condições físicas das escolas públicas, para verificar se deveria proceder ao corte no financiamento de forma tão abrupta, ou se deveria avisar primeiro as escolas envolvidas para que todo o processo pudesse ter sido feito com serenidade e ponderação, melhorando primeiro as escolas em termos físicos para depois poder tomar uma decisão consciente e que não prejudicasse os alunos”. Ao invés, continua ainda o PSD, “o Ministro de Educação tem disponibilidade para as inaugurações do Concelho de Caminha e prestar apoio eleitoral ao Presidente de Câmara de Caminha”.
Recorde-se que ainda na passada sexta-feira o Ministro da Educação esteve em Caminha. Tiago Brandão Rodrigues presidiu à inauguração do “Memorial ao Remador”, uma escultura que homenageia os remadores caminhenses e que se inseriu nas comemorações dos 90 anos do Sporting Club Caminhense.
A fechar, os sociais-democratas deixam novo «recado» a Miguel Alves. “A atuação do próprio Presidente de Câmara também não reflete a preocupação de ajudar as populações, nem de lhes dar mais qualidade de vida, de progresso ou de empregabilidade, mas sim, mais uma vez, reflete somente a sua estratégia para aparecer na fotografia e na comunicação social!”.

Últimas