PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha: Lítio pode avançar a qualquer momento – Duas licenças passadas em 2010

19 Junho, 2019 - 14:30

225

0

PUB A prospeção de lítio em Caminha pode avançar a qualquer momento. A notícia está a ser avançada pelo jornal O Caminhense, que dá conta de “duas licenças para o […]

PUB

A prospeção de lítio em Caminha pode avançar a qualquer momento. A notícia está a ser avançada pelo jornal O Caminhense, que dá conta de “duas licenças para o efeito passadas em 2010”.

De acordo com aquele jornal, a Câmara Municipal de Caminha recebeu esta semana uma carta da Direção Geral de Energia e Geologia a informar que iria ser aberto um concurso público para atribuição de direitos de prospecção e pesquisa de depósitos de lítio no concelho de Caminha. Na mesma carta é pedido à Câmara um parecer e uma avaliação.

A informação foi avançada à Rádio Caminha pelo presidente da Câmara que diz que agora sim, há dados novos sobre esta matéria, que exigem uma resposta. “Depois de toda a especulação, existe um pedido concreto que pode ser estudado e avaliado. A esta matéria, nós vamos naturalmente responder e vamos responder de acordo com a nossa coerência”, disse o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves.

“A nossa coerência é muito evidente pelo trabalho que temos vindo a fazer. Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo investiram 350 mil euros num programa de identificação da fauna, flora, património e paisagem na Serra d’Arga. Estamos a trabalhar para que este espaço seja considerado Área de Paisagem Protegida de Âmbito Regional”, referiu o autarca socialista. “Apresentamos já esse trabalho publicamente e vamos continuar a fazê-lo. Se nós defendemos que a Serra d’Arga deve ser uma Área de Paisagem Protegida, queremos também dizer que aqueles valores naturais devem também ser protegidos”.

Miguel Alves diz mesmo que a Serra d’Arga “é de facto uma mina, mas de biodiversidade e de valores naturais”. Aos microfones daquela emissora, opresidente da Câmara apelou novamente à “união racional de todos” e anunciou a realização de uma reunião entre autarcas e outra com a população da Serra d’Arga já na próxima semana.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

Últimas