PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Caminha

Caminha: Projeto sobre a Serra d’ Arga distinguido a nível nacional

13 Dezembro, 2022 - 10:29

276

0

Ambiente.

O Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, participou na cerimónia de atribuição do Prémio Nacional de Paisagem 2022 para receber uma Menção Especial relativa ao projeto que propôs a classificação da Serra d’Arga como Paisagem Protegida Regional.

 

O projeto Da Serra d’Arga à Foz do Âncora | A singularidade de uma paisagem entre o Minho e o Lima foi o premiado, tendo o galardão sido entregue a Rui Lages pelo Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro.

 

A entrega da Menção Especial ao projeto desenvolvido, em parceria, pelos municípios de Caminha, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho,
ocorreu ao início da tarde, em Lisboa, no Ministério do Ambiente e da Ação Climática, tendo a homenagem ocorrido no âmbito da 5º Conferência Anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem.

 

Os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto premiado iniciaram-se em 2017 e contaram com o envolvimento de uma equipa multidisciplinar alargada, constituída por técnicos dos municípios e da CIM Alto Minho, equipa essa que contou com o apoio técnico e científico da empresa Território XXI, em matéria de ordenamento e paisagem, e da empesa Floradata, em matéria de biodiversidade.

 

A execução deste projeto permitiu identificar e fundamentar, do ponto de vista científico, a enorme riqueza dos valores em presença na Serra d’Arga. Permitiu, ainda, descobrir valores, identificar suscetibilidades e potencialidades que reforçam a necessidade de conservar e valorizar esta paisagem do ponto de vista da natureza e da biodiversidade, mas, também, do ponto de vista da sua dinamização socioeconómica.

 

Para além da enorme diversidade de valores naturais (flora, fauna e geologia), os valores culturais, arquitetónicos e imateriais, que espelham os aspetos mais identitários e característicos das populações locais, adquirem uma importância fundamental, revelando uma paisagem culturalmente muito rica, com um potencial considerável.

 

Assim, este projeto que tem a ambição de ser uma referência em matéria de paisagem no país, para além de incluir o estudo aprofundado da paisagem da Serra d’Arga, incluiu também um conjunto propostas e medidas estruturantes para a gestão sustentável da paisagem a proteger.

 

Neste âmbito, destaca-se a proposta de classificação da Serra d’Arga como área protegida de âmbito to regional, cuja gestão ficará a cargo da Associação de Municípios da Serra d’Arga (entidade cuja formalização se encontra em curso).

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Últimas