PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Presidente da Câmara reúne esta terça-feira com autarcas do norte e pescadores

13 Janeiro, 2015 - 07:13

234

0

Miguel Alves está determinado em concentrar esforços para salvar a pesca artesanal.

O presidente da Câmara de Caminha vai reunir esta terça-feira com os autarcas do norte e respetivas associações de pescadores, nos Paços do Concelho, às 10h30. Esta reunião é fruto do compromisso assumido por Miguel Alves em mobilizar os autarcas da zona norte com o objetivo de concentrarem esforços para salvar a pesca artesanal.
Em Caminha estarão os representantes dos municípios de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Vila Nova de Cerveira e Valença e das associações de pescadores dos respetivos territórios.
Em causa está a proposta de regulamento do Conselho Europeu – COM 265 (2014), a Comissão Europeia pretende proibir a utilização de todos os tipos de redes de deriva nas pescas em todas as águas da UE o que, caso fosse aprovado, teria de ser transposto para a legislação nacional. O Conselho Europeu entende que o atual regulamento não é cumprido, querendo agora avançar para uma proibição absoluta e cega.
Recorde-se que, o presidente da Câmara de Caminha já reuniu na semana passada, com representantes das associações de pescadores do concelho (Vila Praia de Âncora e Caminha), Esposende e Angeiras, o comandante da Capitania do Porto de Caminha, o deputado Jorge Fão, o presidente e o vice-presidente da Câmara de Caminha, com o objetivo de debater a proposta de regulamento do Conselho Europeu – COM 265 (2014), que poderá pôr seriamente em causa a pesca da sardinha no Norte, entre Matosinhos e Caminha, e a pesca em geral no Rio Minho, designadamente de espécies como a lampreia, sável e solha, ao proibir a pesca com redes de deriva.

Últimas