PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Caminha

Caminha: Praias invadidas pela espuma marinha [FOTOS]

9 Janeiro, 2023 - 12:42

628

0

Fenómeno natural.

Várias praias do concelho de Caminha, nomeadamente Vila Praia de Âncora e Moledo, em Caminha, foram palco este fim de semana de um fenómeno natural raro. Um autêntico manto de espuma vindo do oceano espalhou-se pelo areal. 

 

 

Veja as fotos [créditos: Catarina Amorim]

 

 

Recorde-se que, este domingo, a Rádio Vale do Minho deu conta de que o mesmo cenário aconteceu em várias praias de A Guarda, concelho galego vizinho de Caminha.

 

 

As praias do concelho de A Guarda, vizinho galego de Caminha, foram palco este fim de semana palco de um autêntico manto de espuma marinha. Um fenómeno natural raro mas que por vezes acontece não só na Galiza como também por cá, no Alto Minho.

 

Por uma ou várias praias é possível ver uma camada de espuma espessa.

 

“A espuma do mar contém, além do sal, muita matéria orgânica dissolvida das mais variadas origens, como gordura de animais e algas marinhas mortas. Tais compostos orgânicos atuam como surfactantes, os agentes espumantes — basicamente, detergentes naturais”, explica, por exemplo, o CanalTech.

 

Em dezembro de 2019, a espuma do mar captou as atenções do Alto Minho, mas ficou-se apenas pela praia Norte, em Viana do Castelo.  Zonas pedonais, circuitos de manutenção e até cafés e esplanadas foram invadidas pela espuma marítima.

 

“Esta praia é considerada como uma zona muito sensível, face à singularidade deste local, é a única praia da costa portuguesa que apresenta um padrão típico de uma praia abrigada com algas castanhas”, explicou na altura o Município de Viana do Castelo no respetivo site da autarquia.

 

 

[Fotografia capa: Catarina Amorim]

Tópicos:

#Mar#Praias

Últimas