PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Postos de Turismo registaram aumento de 36,74%

21 Setembro, 2015 - 08:38

136

0

Portugueses ocupam o maior fluxo de visitantes com 38%, seguidos dos espanhóis com 25% e dos franceses com 19%.

O turismo no concelho de Caminha está a crescer. Nos meses de verão, junho, julho e agosto, a Loja Interativa de Turismo de Caminha e o Posto de Turismo de Vila Praia de Âncora registaram um aumento médio de 36,74% de visitantes relativamente ao ano transato. De acordo com a autarquia caminhense, o património natural, arquitetónico, cultural, gastronómico e o “Verão Azul”, cartaz de animação cultural de animação diário, promovido pelo Município ao longo dos último meses, são os fatores que contribuíram para estes números.
Em Caminha a situação foi particularmente positiva: o número de visitantes naqueles meses cresceu 73,5%, facto a que não será alheio o forte investimento feito pela Câmara Municipal na modernização do espaço, um investimento que ronda os 200 mil euros e que colocou Caminha de “portas abertas” com o mundo.
A edilidade sublinha que o número de pessoas que procuraram os postos de turismo à procura de informação é apenas um indicador do fluxo turístico do concelho, mas é um indicador importante. Entre os dois equipamentos foram recebidas 20.599 pessoas nos denominados meses do verão. Dos turistas que procuraram aqueles espaços, os portugueses ocupam o maior fluxo de visitantes com 38%, seguidos dos espanhóis com 25% e dos franceses com 19%. O resto dos visitantes vieram de outras nacionalidades, ocupando o Reino Unido o quarto lugar desta tabela com 4,8% dos visitantes.
No entanto, há outros indicadores que acompanham estes números, nomeadamente ao nível de ocupação hoteleira (apesar da existência de novos hotéis e casas de habitação), da restauração, o afluxo de turistas vindos pelo ferry-boat e dos picos de visitantes em vários momentos do “verão azul” com um cartaz de animação cultural non-stop que o concelho viveu, nomeadamente durante o Entre Margens – Encontro de Tocadores, o concerto com Simone de oliveira, Nuno Feist e As Três Marias; o ArtBeerfest; a Festa do Mar e da Sardinha; a Feira Medieval de Caminha; o Viagens à Terra Nova; o concerto Fado Forte que encheu o Forte da Lagarteira com as atuações de Elsa Gomes, Miguel Xavier e Ana Lains; o Mundo a Dançar; as Festa em honra de Santa Rita de Cássia; o concerto do Carlos do Carmo e Carminho; o Festival BlueSoul; o SonicBlast Moledo; O Festival da Francesinha; o Sunset Experience na praia de Moledo; a Romaria de S. João d’Arga, este ano no recuperado Mosteiro de S. João d’Arga que abriu portas em agosto último; as Festas da Senhora da Bonança com os concertos de Quim Barreiros e Tony Carreira entre muitas atividades culturais que atraíram milhares de pessoas a todas as freguesias do concelho. Para além destes indicadores, a bandeira azul hasteada pela primeira vez nas quatro praias do concelho também foi um fator decisivo.

Últimas