PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: População escolheu 19 propostas para serem desenvolvidas no concelho

12 Abril, 2017 - 02:16

143

0

Próximo passo do Orçamento Participativo é a análise técnica das propostas selecionadas, cujos resultados deverão ser conhecidos a 27 de maio.

Terminaram recentemente, em Vilarelho, os Encontros de Participação relativos à 3ª edição do Orçamento Participativo de Caminha. Estas sessões decorreram entre os dias 13 e 29 de março e foram participados por mais de duas centenas de pessoas. Foram apresentadas 63 propostas pelos grupos e votadas em plenário 19 dessas 63 propostas.
Os munícipes que participaram nesta 3ª edição do Orçamento Participativo de Caminha querem ver desenvolvidos no concelho as seguintes propostas: aquisição de barcos de remo – Freguesia Caminha e Vilarelho; requalificação do Largo de S. Sebastião – Vilarelho; reconstrução do Moinho do Carvoeiro – Moledo ; recuperação da Escola de Vilarinho -Vila Praia de Âncora; monumento ao pescador falecido no mar – Vila Praia de Âncora; aquisição de 3 Kit’s para combate a incêndios incluindo uma viatura – Argas e Dem; requalificação e alargamento do Caminho da Aldeia – Orbacém; aquisição de braço para trator (limpeza de caminhos) – Argas e Dem; Parque infantil e equipamento de fitness – Lanhelas; Parque Infantil – Vilar de Mouros; rede Wi-Fi – Seixas; recuperação do edifício das Pedras Ruivas – Seixas; programa de esterilização animal – Freguesias de Caminha e Vilarelho; requalificação do Caminho entre Argela e Venade – Colarinha e Aldeia Nova – Argela e Venade; execução do Caminho de acesso à Capela de Santo Amaro – Riba de Âncora; recuperação do Trilho da Calçada Romana de S. Pedro de Varais – Vile; aquisição de um camião grua – Âncora; Caminho do Lameiro – Vile e remoção das águas da Estrada do Calvário – Âncora.
Recorde-se que o Orçamento Participativo de Caminha é um processo de participação cidadã, que visa assegurar o envolvimento dos munícipes na decisão anual sobre as prioridades de investimento público autárquico, reforçando, desse modo, os mecanismos de interação com a população, de transparência na alocação dos recursos públicos e de aprofundamento da democracia a nível local. O Orçamento Participativo 2017 contempla uma verba de 195 mil euros, o que correspondente ao montante de IRS que se prevê que os munícipes do concelho paguem durante o ano de 2017. É importante referir que cada projeto não poderá ultrapassar os 65 mil euros.
O próximo passo do Orçamento Participativo é a análise técnica das propostas selecionadas, cujos resultados deverão ser conhecidos a 27 de maio. Depois será realizado o período de consulta pública entre os dias 29 de maio e 7 de junho. A votação decorrerá de 19 de junho a 14 de julho. Os resultados serão conhecidos a 28 de julho.

Últimas