PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Peregrinação a Santiago arrancou com mais de uma centena de participantes

7 Março, 2016 - 09:18

128

0

Presidente da Câmara de Caminha sublinhou que ‘É o início de uma grande caminhada que visa o reconhecimento mundial do nosso Estuário’.

A primeira etapa da Peregrinação a Santiago de Compostela no âmbito da candidatura do Estuário do RioMinho a Paisagem Cultural da Unesco cumpriu-se este fim-de-semana, entre as localidades de Âncora (Caminha) e Mougás (Oia). “É o início de uma grande caminhada que visa o reconhecimento mundial do nosso Estuário”, sublinhou o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves que, ao lado do presidente da câmara de A Guarda, António Lomba Baz, acompanhou os muitos peregrinos que se inscreveram nesta atividade durante uma boa parte do percurso.
As condições climatéricas instáveis e a chuva que caiu intermitente ao início da manhã não foram suficientes para retirar o entusiasmo aos mais de cem participantes na Peregrinação a Santiago de Compostela pelo Caminho Português da Costa. A partida para esta primeira etapa fez-se junto à Igreja Paroquial de Âncora, com os inscritos das duas margens do Rio Minho a avançarem com alegria e determinação rumo à galega localidade de Mougás.
Do lado português atravessaram-se paisagens deslumbrantes, pontuadas pelo rio e pelo mar, até chegar a Caminha, onde se fez o embarque no ferry-boat Santa Rita de Cássia, navegando até A Guarda, de onde o grupo seguiu por O Rosal rumo a Oia, até chegar a Mougás onde se encontra o albergue de peregrinos.
Recorde-se que este e os restantes percursos pelo Caminho Português da Costa constituem a primeira atividade organizada conjuntamente pelos municípios de Caminha e A Guarda, no âmbito da candidatura do “Rio Minho a Paisagem Cultural da UNESCO”. Uma candidatura que avançou significativamente na passada semana, com a assinatura de um protocolo entre os dois municípios e a Universidade de Barcelona, que cuidará de toda a parte técnica do processo.
Neste momento, 1031 sítios e lugares detêm o estatuto de “Património Mundial”, dos quais 802 são de caráter cultural, 197 naturais e 32 mistos. Porém, só existem quatro paisagens cultuais com caráter transfronteiriço nestes números, relativos às fronteiras entre Espanha e França; Áustria e Hungria; Alemanha e Polónia e Rússia e Lituânia.
No próximo sábado, dia 12 de março, todo o percurso da segunda etapa da Peregrinação a Santiago será cumprido na Galiza, entre Mougás e Vigo, numa distância de cerca de 28 quilómetros. Do lado português, a concentração dos participantes será na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, junto ao Posto de Turismo. A partida do autocarro está marcada para as 8h00 horas, rumo a Goián, onde os peregrinos se irão juntar com os participantes de A Guarda, para continuar a viagem até Mougás.
A terceira etapa será a 2 de abril, entre Vigo e Redondela, com uma distância a percorrer de cerca de 23 quilómetros. Para 16 de abril está marcada a quarta etapa, de Redondela a Pontevedra, numa distância um pouco menor, cerca de 21 quilómetros. A quinta etapa, de cerca de 22 quilómetros, a 23 de abril, levará os peregrinos até Caldas de Reis. Na penúltima etapa, a 7 de maio, a distância a percorrer é um pouco menor, aproximadamente 18 quilómetros, até à localidade de Padrón.
A Pereginação encerra a 14 de maio, com a última etapa. Nessa altura, ao iniciar o trajeto, faltarão apenas 25 quilómetros para o grande objetivo – chegar a Santiago de Compostela.

Últimas