PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Caminha

Caminha parece saída de um ‘conto de fadas’ – Tapetes de flores deslumbram pelas ruas [FOTOS]

16 Junho, 2022 - 12:30

1126

0

Corpo de Deus.

A vila de Caminha acordou esta quinta-feira com um encanto ainda mais especial. Tapetes floridos estão por todo o centro histórico e já encantam quem por lá passa.

 

O concelho assinala a Solenidade do Corpo de Deus. Cumpre-se a tradição dos tapetes de flores que, desde a noite de ontem e durante a madrugada de hoje, foram confecionados pelas comissões de rua.

 

Este ano, a Câmara Municipal convidou a comunidade ucraniana a participar e elaborar o tapete no espaço em frente aos Paços do Concelho.

 

A artista ucraniana Oksana Ivanchenko, que está em Caminha há cerca de dois meses, desenhou os motivos.

 

A composição, dominada pelas cores da Ucrânia (azul e amarelo), mostra uma toalha, que é um símbolo do destino e ao mesmo tempo um talismã. No centro está o brasão de armas da Ucrânia, mostrando o Estado ucraniano, a soberania, o tridente que simboliza a unidade da espiritualidade e da natureza da Ucrânia.

 

Vemos também nove espigas de trigo que brotavam do brasão, porque “um dos maiores santuários do povo ucraniano é a colheita e a prosperidade, a eternidade”.

 

Na parte inferior da “toalha” há amentilhos de viburno, que são um símbolo da maternidade e do amor. Oksana explicou-nos que o Viburnum é uma árvore da vida que conecta o passado com o futuro. Na parte superior da composição vemos uma pomba que traz paz às cidades ucranianas, e o sol dá vitalidade e renascimento.

 

Depois da interrupção ditada pela pandemia, a tradição foi retomada este ano. Voltaram as reuniões ao serão, as relações de vizinhança, a alegria de preparar tudo para a grande noite, de tingir materiais, cortar os verdes, desfolhar as flores.

 

O dia de hoje promete ser de muitos visitantes em Caminha, para contemplar estas obras de arte que já são um autêntico cartão de visita que traz ao concelho, todos os anos, milhares de pessoas.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Caminha]

 

 

[Fotografias capa: Município Caminha]

Últimas