PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha: Novo Mercado Municipal avança em fevereiro

30 Janeiro, 2020 - 09:10

205

0

PUB O concurso para a construção do novo Mercado Municipal de Caminha deverá ser lançado já no próximo mês de fevereiro e vem juntar-se a um conjunto de grandes investimentos […]

PUB

O concurso para a construção do novo Mercado Municipal de Caminha deverá ser lançado já no próximo mês de fevereiro e vem juntar-se a um conjunto de grandes investimentos em curso e/ou recentemente terminados, que levam o presidente da Câmara a afirmar que a Vila de Caminha vive como que um período de “neofontismo”.

A dinâmica é também acompanhada pelo crescente aumento da procura turística e pela busca de novas respostas a vários níveis, que permitam compatibilizar a nova realidade. Estes e outros assuntos marcaram a reunião descentralizada do Executivo, que ontem teve lugar na Vila de Caminha, no salão dos Bombeiros Voluntários.

A requalificação do Centro Histórico está prestes a iniciar a segunda fase, que abrangerá a Rua de S. João e o Terreiro, não havendo ainda uma data prevista, mas sendo certo que a calendarização das obras será sempre coordenada com comerciantes e outros ocupantes desta zona, por forma a causar o menor impacto possível. A garantia foi ontem dada pelo presidente da Câmara, Miguel Alves, que respondia ao autarca local, Miguel Gonçalves.

No capítulo das grandes obras está também a decorrer a obra de requalificação e ampliação da escola de Caminha, um investimento estratégico de cerca de 3,5 milhões de euros, que ontem de manhã foi alvo de uma visita, em que se verificou a total coordenação dos trabalhos e do funcionamento do próprio estabelecimento de ensino.

A estas intervenções deverá juntar-se, num futuro próximo, a ecovia da marginal de Caminha, com financiamento já assegurado e cujo projeto está a ser ultimado. Miguel Alves revelou um aspeto que irá resolver também o crónico problema dos passadiços da Foz do Minho, a que o presidente da Junta se tinha referido na sua intervenção.

O presidente da Câmara também revelou que o concelho de Caminha lidera a nível nacional, a norte do Mondego, apresentando o maior rácio de casas para alugar a turistas no Airbnb, considerando a relação com a sua população, com uma taxa de 23%.

A forte presença na plataforma Airbnb vem, de resto, ao encontro das estatísticas que têm vindo a ser conhecidas, nomeadamente do INE, e que apontam para uma procura cada vez mais elevada por parte de turistas em geral, assim como de peregrinos vindos de todo o mundo, que fazem o Caminho de Santiago.

PUB

 

Últimas