PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Município vai garantir transporte escolar gratuito aos alunos da Sidónio Pais

21 Janeiro, 2015 - 11:33

154

0

Medida começa a ser aplicada a partir de 1 de Fevereiro.

A partir do dia 1 de fevereiro, o Município de Caminha vai assegurar o valor dos transportes escolares aos alunos que frequentam o ensino secundário na Escola Básica e Secundária Sidónio Pais. Esta medida de apoio às famílias caminhenses e de apoio à escola pública foi aprovada ontem, em reunião de câmara, com os votos da maioria. “Com esta proposta Caminha distingue-se no contexto regional e nacional. Não é o único município, mas é um dos poucos onde os alunos do secundário tem apoio para frequentar a escola pública no âmbito dos transportes escolares de forma gratuita”, explicou o presidente da Câmara, Miguel Alves.
O executivo aprovou a comparticipação nos transportes escolares aos alunos do ensino secundário que frequentam o Agrupamento de Escola Sidónio Pais no presente ano letivo 2014/2015. No total, a Câmara vai garantir que cerca de uma centena de alunos não pague o transporte escolar. Esta medida vai custar aos cofres da autarquia mais de 15 mil euros. Sobre esta proposta, Ana São João, vereadora com o pelouro da Educação e da Ação Social, esclareceu que “esta é uma medida de apoio às famílias caminhenses e um sinal claro de apoio à escola pública”. Acrescentou ainda que “agora estão reunidas as condições para que o combate ao abandono escolar não se efetive”.
O presidente da Câmara reiterou a posição da vereadora e assegurou: “os alunos não pagam transportes escolares porque o Município de Caminha assume esta comparticipação” e defendeu: “o município quer que os seus filhos vão à escola pública”.
O executivo aprovou também, apenas com os votos da maioria, a atribuição de um subsídio ao Agrupamento de Escolas Sidónio Pais – autonomia, administração e gestão escolar – no montante de 70.766 euros.
Ainda na área da educação, foi aprovada a celebração do protocolo para a prática de remo durante a atividade letiva entre o Sporting Club Caminhense, Agrupamento de Escolas Sidónio Pais e a Câmara Municipal de Caminha, que visa incentivar a prática desportiva no concelho, nomeadamente a modalidade de remo.
Foram aprovadas apenas pela maioria socialista as alterações às normas de participação no concurso Desfile de Carnaval 2015 “A famosa cegada é o Carnaval em Caminha”, que terá lugar no dia 16 de fevereiro, às 22 horas. Sobre esta proposta, Miguel Alves explicou tratar-se de um pedido dos comerciantes de Caminha e a principal alteração prende-se com a introdução de mais uma categoria a concurso, os “comparsas”, ou seja, grupos com mais de 15 elementos.

Últimas