PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha: Município reforça segurança nas praias – Três equipas estão a sensibilizar banhistas

10 Julho, 2020 - 13:58

220

0

PUB As quatro praias oceânicas do concelho – Caminha (Foz do Minho), Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora, e a praia fluvial das Azenhas, em Vilar […]

PUB

As quatro praias oceânicas do concelho – Caminha (Foz do Minho), Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora, e a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, “apresentam a segurança e qualidade necessárias para que os banhistas, nesta época balnear especial marcada pela COVID-19, usufruam das praias em pleno”. 

A garantia foi deixada pela Câmara Municipal de Caminha que apostou ainda mais nas condições de higiene e segurança. Em nota de imprensa, a autarquia destaca as três equipas de praia, que promovem ações de sensibilização no âmbito das medidas de prevenção da pandemia.

O vice-presidente da Câmara, Guilherme Lagido, fez uma visita a todas as praias do concelho, a fim de verificar o trabalho que está a ser devolvido por estas equipas de Assistentes de Praia, bem como confirmar as condições de segurança e higienização das praias.

Recorde-se que o tema da Bandeira Azul este ano é De volta ao mar, com a atitude de mudar. A criação destas equipas é a novidade para esta época balnear, especial, marcada pela COVID-19. Estas equipas são compostas por oito elementos, todos funcionários do Município.

Cada praia conta com uma equipa de dois elementos, devidamente identificados, com o papel de aconselhamento e sensibilização. Recorremos à distribuição de flyers informativos e informações aos veraneantes para garantir o respeito das recomendações da Direção Geral de Saúde. De salientar que estes Assistentes de Praia se deslocam, entre praias contíguas, de bicicleta. Esta é, também, uma forma de mobilidade amiga do ambiente.

“Tivemos uma grande preocupação com a higiene e segurança de quem frequenta as nossas praias. O Município colocou dispensadores de álcool gel desinfetante nas entradas das praias, monitorizados com frequência pelas equipas de praia; reforçou a desinfeção dos chuveiros e lava-pés; reforçou a limpeza e higienização das instalações sanitárias; reforçou a desinfeção dos equipamentos de resíduos. Aumentou-se a frequência da recolha de resíduos nos recipientes espalhados pelas praias”, explica o Município.

“Investiu-se muito para além do usual na segurança. Apoiamos os concessionários de praia, comparticipando nos custos com os nadadores salvadores. Implementamos um dispositivo móvel de vigilância e salvamento em áreas de praia não concessionadas. Durante a época balnear. dois nadadores salvadores, utilizando uma moto 4, equipada de acordo com as normas do ISN. Este dispositivo atua de forma articulada com os dispositivo da Polícia Marítima que se desloca em viatura todo o terreno. Além disso, o Município assegura o dispositivo de nadadores salvadores dispositivos de nadadores numa das praias da Foz do Minho”.

Foram ainda reforçados os sanitários públicos – com instalação de módulos na praia da foz do Minho, na zona norte da praia de Vila Praia de Âncora, na zona norte da praia de Moledo e na zona sul de Moledo. Foram colocados três postos de primeiros socorros: em Vila Praia de Âncora, na Foz do Minho e outro na praia das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Foi colocada sinalética informativa nos acessos aos areais no âmbito dos procedimentos de prevenção da pandemia. Os painéis informativos foram também reforçados com a aquisição e instalação de equipamentos adicionais.

Foram adquiridos quatro novos equipamentos de bombagem para os sistemas de retenção da rede de drenagem de águas pluviais de Vila Praia de Âncora; reforçamos a segurança no controlo do trânsito nos acessos à Praia da Foz do Minho, entre 1 de julho e 31 de agosto.

Recorde-se que as quatro praias oceânicas do concelho – Caminha (Foz do Minho), Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora, e a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros voltaram a ser galardoadas este ano com a Bandeira Azul da Europa.

“É o reconhecimento da qualidade, mas também do esforço continuado, desenvolvido durante todo o ano, que permite alcançar, mais uma vez, o objetivo em todas as praias candidatadas”, conclui a autarquia.

 

[Fotografia: Município de Caminha]

 

PUB

Últimas