PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Município deu as boas-vindas aos professores e comunidade educativa

14 Setembro, 2014 - 11:44

149

0

Miguel Alves considera que a região tem feito um bom trabalho ao nível da educação, mas ainda há muito a construir.

Com o ano letivo prestes a começar, o Município de Caminha deu as boas-vindas aos professores e à comunidade educativa das várias escolas do concelho. A cerimónia decorreu numa escola, a Academia de Música Fernandes Fão, onde teve lugar um convívio com professores, que contou com a participação de algumas crianças do Ensino Básico e jovens da própria Academia. Foram os estudantes quem abriu e fechou o programa e da boca de uma das crianças, em jeito de apelo, ouviu-se aquela que será, provavelmente, a mensagem que melhor sintetiza hoje o papel da Escola: “Professor ensina-me a aprender”.
“Um grande ano para todos” foi a mensagem final deixada pelo presidente da Câmara de Caminha a toda a comunidade educativa. Miguel Alves tinha referido, logo de início, que esta cerimónia singela faz sentido porque à “Res publica” compete também tratar com dignidade os professores, enquanto pilar e sustentáculo das escolas, o que nem sempre tem acontecido. “Nem sempre tem sido compreendido o papel da Escola e dos professores, seja pela instabilidade da profissão e das carreiras ou por uma dinâmica constante de mudanças que tem consequências”, disse Miguel Alves, sublinhando o papel exigente que a função de ensinar encerra.
Sobre o papel dos municípios, independentemente da cor política, o presidente defendeu que se tem feito um bom trabalho, nem sempre perfeito e onde há ainda muito a construir. Em relação à participação do Município de Caminha, neste ano letivo, a intervenção é multifacetada. Cerca de duas centenas de crianças receberam gratuitamente os manuais escolares, vai-se investir nos transportes escolares, incluindo a aquisição de duas novas carrinhas através de protocolos com as Juntas de Gondar/Orbacém e de Vilar de Mouros, houve intervenções em estabelecimentos de ensino de Vilarelho e Venade e será colocado pessoal da autarquia nas escolas. “Há uma vontade enorme de fazer mais e melhor. Sentimos sempre que levamos para a câmara um caderno cheio de TPC. Muito obrigado. Muita força” – concluiu Miguel Alves.
A cerimónia terminou com um momento musical, a cargo de três alunos da Academia de Música Fernandes Fão.

Últimas