PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha: Município avança com plano de igualdade de género – “Só faltava mais esta!”, reage vereadora

13 Dezembro, 2019 - 18:19

210

0

PUB A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta sexta-feira que vai celebrar um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que implicará, entre […]

PUB

A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta sexta-feira que vai celebrar um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que implicará, entre outras medidas, a adoção de Plano Municipal para a Igualdade entre Mulheres e Homens. A proposta vai ser votada na próxima reunião do Executivo Municipal, marcada para segunda-feira.

Para a maioria socialista, a  implementação da estratégia de integração da perspetiva de género nas políticas e ações
promovidas pelas autarquias “contribuirá para promover uma igualdade efetiva entre mulheres e homens e responder melhor às necessidades e aspirações das diferentes categorias de munícipes”.

Para além destas vantagens, “terá como consequência uma melhor utilização dos recursos humanos e financeiros, uma melhor qualidade da tomada de decisão e um melhor funcionamento da democracia e que as autarquias locais”.

O documento a aprovar, explica a edilidade, tem como objetivos a “promoção de intervenções pró-ativas em benefício das mulheres, para que participem mais e com melhores resultados na esfera pública, incluindo o reforço de competências para a autonomia económica e para a participação nos processos de decisão; e intervenções pró-ativas em benefício dos homens, para que participem mais e com melhores resultados na esfera privada, incluindo o reforço de competências para a autonomia individual”.

Pretende igualmente a “promoção de intervenções pró-ativas que visem tornar amigável, para homens e para mulheres, qualquer atividade humana socialmente útil e que permitam repartir igualmente entre uns e outras o tempo de trabalho pago e não pago e, ainda, de intervenções de reforço de competências básicas para a vida de todas as pessoas, intervenções para o exercício efetivo e permanente da cidadania democrática em qualquer situação do quotidiano”.

 

Liliana Silva: “É o mesmo presidente da Câmara que se esqueceu de comemorar o Dia da Mulher?!”

 

“Só faltava mais esta!”. Foi desta forma que Liliana Silva, vereadora pelo PSD, iniciou a reação a este protocolo. Sem papas na língua, a autarca lançou de imediato uma série de questões colocando em causa a coerência da maioria socialista liderada por Miguel Alves. “Este é o mesmo presidente da Câmara que trata de forma desrespeitosa as mulheres que exercem funções políticas e que dizem o que têm a dizer, de forma educada, mas sem mandar recados por ninguém ?! O mesmo presidente da Câmara que no último mandato correu com a única vereadora e exerceu o seu mandato com quatro vereadores do sexo masculino ?! O mesmo presidente de câmara que lidera um executivo só com uma mulher ?!”, questiona Liliana Silva.

Mas a vereadora vai mais longe nas questões. “É o mesmo presidente da Câmara que tem uma secretária pessoal, que lhe carrega as capas para as reuniões de câmara, enquanto o Exmo. senhor segue na sua frente, descontraído e de mãos nos bolsos ?! O mesmo presidente de Câmara que se esqueceu de comemorar o dia da Mulher ao longo de sete anos ?!”, atira a vereadora.

A fechar, a autarca do PSD lança a acusação. “Vale tudo para encher os jornais, desde que não se fale que em sete anos levou uma câmara à falência e agora terá que pedir um apoio para fazer face aos caos”, escreveu Liliana Silva. “Depois de 7 anos de má gestão os resultados estão à vista de todos e vale tudo para atirar areia para os olhos das pessoas, de forma a que não falem no que realmente deveria preocupar todos os caminhenses”, concluiu.

 

PUB

 

Últimas