PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Município acredita que desportos de natureza podem ajudar a economia do concelho

28 Outubro, 2014 - 08:19

134

0

Representantes de associações, clubes desportivos, empresas de animação turística e população em geral estiveram reunidos nos Paços do Concelho.

Debater o desporto em todas as suas dimensões, tendo subjacente a criação de uma estratégia para o concelho, foi o tema que reuniu representantes de associações, clubes desportivos, empresas de animação turística e população em geral nos Paços do Concelho. O vereador do Desporto, Rui Teixeira, acredita que a aposta no desporto, aproveitando as potencialidades naturais do concelho, é capaz de alavancar a própria economia local e de incutir na população estilos de vida mais saudáveis.
Um concelho saudável e ideal para a prática desportiva é o ponto de partida para o documento estratégico que está a ser elaborado pelo município, que tem em conta as características do próprio território, designadamente a montanha, o mar e o rio. Rui Teixeira quis agora ouvir o que têm a dizer clubes e associações, mas também empresas e população e a adesão foi significativa. Os participantes no encontro de sexta-feira trouxeram ao debate a sua experiência, mas também partilharam desejos e projetos que gostariam de ver implementados.
O vereador explicou que a estratégia passará por colocar os caminhenses de todas as idades a praticar desporto, mas sem perder de vista a criação de riqueza para o próprio concelho, dinamizando a economia. Rui Teixeira adiantou que esta será uma estratégia de médio e longo prazo, para alavancar o desporto, associando-o à imagem e à economia do próprio concelho.
No encontro, foi reconhecido unanimemente que a aposta nos desportos relacionados com a natureza (montanha, rio e mar) é correta e que há necessidade de um incremento nas áreas da informação/comunicação e promoção.
O vereador clarificou que se deve distinguir entre o desporto proporcionado pelo município e as associações locais, que permitem a prática desportiva dos jovens caminhenses e que serão sempre apoiadas pelo município, e o desporto ligado à economia. Esta segunda dimensão, frisou, porque proporcionará a criação de riqueza no concelho, também beneficiará as associações e os clubes, que poderão obter mais apoios e ter condições para crescer.
Sendo certo que o concelho possui recursos naturais de excelência, únicos mesmo, que devem ser potenciados, a estratégia passará pela aposta em eventos ligados à natureza, criação e apoio a investimentos relacionados com esses desportos (centros de rio e mar) e promoção desses eventos e por conseguinte do concelho.
No fundo trata-se de ir ao encontro da procura dos praticantes de desporto ao nível global (porque o nosso concelho e recursos o permitem), potenciando a economia através do desporto, quer pelos visitantes (turismo – as pessoas vem e regressam), quer pela criação de empresas ligadas a estes desportos. Além disso, disse Rui Teixeira, esta estratégia terá efeitos sobre o aumento de receita para o comércio e serviços locais já existentes.

Últimas