PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Caminha

Caminha: Ministro da Educação vai inaugurar obras de requalificação da Básica e Secundária

10 Março, 2022 - 22:33

542

0

Investimento da ordem dos 3,5 milhões de euros.

Vão ser inauguradas esta sexta-feira, pelas 10h00, as obras de requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Caminha. Trata-se de um investimento da ordem dos 3,5 milhões de euros.

 

O momento conta com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

 

A empreitada foi formalmente iniciada, em dezembro de 2019, com a instalação de quase duas dezenas de contentores, que acolheram alunos e professores durante os trabalhos, desenvolvendo-se a vida letiva dentro da normalidade.

 

Aproveitou-se, na altura, a pausa das férias de Natal, sendo a operação coordenada pela Câmara, Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho e Agrupamento de Escolas de Caminha.

 

A requalificação da escola, situada num terreno 22.340 metros quadrados, na freguesia de Vilarelho, chegou a estar prevista pela empresa Parque Escolar, mas com o abandono da estratégia delineada pelo Governo de então, acabou por não beneficiar da intervenção.

 

Em 2016, a Câmara de Caminha assinou com o Ministério da Educação o acordo de colaboração para a requalificação, ampliação e modernização das instalações da escola. O investimento foi suportado pelo Ministério da Educação, pela autarquia e financiado pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020.

 

O primeiro concurso público internacional da empreitada ficou deserto, o que obrigou a Câmara a reformular o projeto e a aumentar o esforço financeiro, lançando um segundo concurso, que teve um desfecho positivo.

 

No terreno está hoje uma nova escola, que nasce de um projeto da autoria de um arquiteto que é professor na escola.

 

A obra permitiu reabilitar os edifícios existentes, respeitando a estrutura original, restaurando os revestimentos interiores, substituindo caixilharias e cobertura, entre outros aspetos.

 

A Escola Básica e Secundária de Caminha foi ampliada, sem prejuízo dos espaços ao ar livre, e dotada de mais salas de aula, sendo duas delas laboratórios.

 

 

 

Ministro vai visitar turma a participar no projeto Ubuntu

Durante esta passagem por Caminha, o Ministro da Educação vai ainda visitar a turma que está a participar no projeto Ubuntu, a decorrer nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Caminha.

 

Na visita vai participar Rui Marques, o mentor do projeto em Portugal, que foi também o responsável pelo “Lusitânia Expresso – Missão Paz em Timor”, iniciativa que precisamente amanhã completa 30 anos. A visita está prevista para as 11h30 sensivelmente.

 

O Agrupamento de Escolas de Caminha é um dos aderentes ao projeto Ubuntu e o Ministro da Educação um dos grandes entusiastas da filosofia que lhe está associada e que “visa promover as competências socioemocionais dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma comunidade mais justa e solidária”.

 

Para a implementação do projeto Ubuntu, este ano, o Agrupamento formou professores e selecionou uma turma de 31 estudantes, do ensino profissional. De referir que esta formação não decorre necessariamente no espaço escolar, sendo mesmo preferível a escolha de outros locais, diversos.

 

No caso de Caminha o espaço escolhido para a primeira fase do programa, de capacitação, foi o Salão Nobre da corporação caminhense, onde estão a acontecer as atividades.

 

Refira-se que existem três atividades centrais no âmbito do Ubuntu: Capacitação de Educadores, Semana Ubuntu e Clube Ubuntu. A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é “um programa de capacitação destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão ‘Eu Sou porque tu És’, na valorização da interdependência e da solidariedade”.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Caminha]

Últimas