PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Caminha

Caminha: Ministra passou pelos locais mais afetados pelo temporal

3 Janeiro, 2023 - 10:15

320

0

Um dos concelhos mais afetados pela intempérie.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou esta terça-feira alguns dos locais mais afetados pelo mau tempo, em três freguesias do concelho de Caminha, designadamente Vila Praia de Âncora, Moledo e Lanhelas.

 

A Ministra garantiu o apoio do Governo às intervenções estruturais que tiverem de ser executadas, por forma a salvaguardar o território de eventuais futuras intempéries.

 

Ana Abrunhosa defendeu, aliás, que não basta repor infraestruturas e pavimentos, tal como estavam, mas terá de ser realizada uma ação mais profunda, aproveitando-se a oportunidade para implementar soluções mais fortes e mais adequadas, tendo em conta as necessidades das populações e a possível ocorrência de outras tempestades no futuro.

 

Minimizar, pelo menos, as suas possíveis consequências, deverá ser um dos objetivos.

 

A Câmara Municipal de Caminha e as Juntas de freguesia procedem a trabalhos de limpeza e reposição das condições de segurança e operacionalidade, que decorrem desde a primeira hora.

 

O Presidente da Câmara, Rui Lages, agradeceu a todos os que se envolveram, no terreno, na resposta rápida às populações, desde forças de segurança, bombeiros voluntários, sapadores florestais, baldios, autarcas locais, funcionários do Município e a própria população.

 

Entretanto, estão a ser apurados prejuízos e equacionadas soluções mais definitivas, repondo e melhorando as infraestruturas que irão assegurar maior resiliência e qualidade no futuro.

 

Como o Presidente sublinhou, a Câmara Municipal tem capacidade para realizar esta primeira intervenção, mas conta com a solidariedade do Governo para os trabalhos mais complexos e profundos.

 

Rui Lages lembrou também que as zonas visitadas hoje são as que apresentam danos maiores e mais impactantes, mas há estragos e prejuízos em praticamente todas as freguesias, que terão também de ser resolvidos.

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Últimas