PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Miguel Alves visitou obras que estão a transformar Seixas

13 Março, 2015 - 08:27

145

0

Do roteiro fez parte a visita a ruas com obra feita, a ruas com obras em curso e ainda se apreciaram vários caminhos que necessitam de intervenções.

O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, prossegue o périplo pelas freguesias do concelho. Esta semana esteve em Seixas para acompanhar de perto as obras que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia têm realizado em prol da comunidade seixense. Do roteiro fez parte a visita a ruas com obra feita, a ruas com obras em curso e ainda se apreciaram vários caminhos que necessitam de intervenções. A visita foi guiada por Rui Ramalhosa, autarca da freguesia.
Uma jornada de trabalho que contou com a presença de Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha, Rui Teixeira, vereador com o pelouro das Obras Públicas, Rui Ramalhosa, presidente da Junta de Freguesia de Seixas e vários representantes da respetiva junta.
Desde a tomada de posse deste executivo, na freguesia de Seixas muito se tem feito, com destaque para as intervenções no Largo de São Bento, Travessa do Montinho, Rua da Renda, Rua da Mela, Mãe d’Água de Barreiros, entre outras pequenas reparações que decorrem no dia a dia. Em curso estão as obras na Rua da Cabreira, no Tanque do Castanhal e a Ecovia Caminho do Rio. Algumas destas obras são reivindicações de muitos anos que os seixenses vêem agora atendidas. Mas durante esta visita pelos caminhos e ruas da freguesia, Rui Ramalhosa e Miguel Alves expressaram a vontade de intervirem na Rua da Minada, na Travessa do Cancelo e na Travessa do Forno da Cal, na Rua da Rocha e na 2ª fase da Rua da Cabreira.
Sobre o trabalho que está a ser executado em prol dos seixenses, Miguel Alves sublinhou que “o que se está a passar em Seixas nos últimos meses é bem representativo de uma nova forma de prestar serviço público. Fez-se mais no último ano do que em muitos anos anteriores juntos. Isso deve-se à excelência do relacionamento entre Câmara Municipal e Junta de Freguesia e à capacidade que todos temos de entender as dificuldades por um lado, e as prioridades, por outro. Ao lado das transferências correntes e de capital que a Câmara fez para a freguesia, estamos a concretizar um investimento de cerca de meio milhão de euros que vai qualificar toda a zona ribeirinha de Seixas. É um esforço enorme para as finanças da autarquia mas que vale a pena”.
Rui Ramalhosa realçou o trabalho de parceria que existe entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal. “A Junta de Freguesia agradece a colaboração que o presidente e a Câmara Municipal têm tido para com a população de Seixas na execução destas obras” e acrescentou: “bem como a colaboração prestada na reparação de pequenos problemas que muitas das vezes não se vêm”, disse.
O périplo teve início no renovado Largo de São Bento, o cartão-de-visita da freguesia. Este local central foi pavimentado em Beton Design. Esta obra foi realizada por Domingos Alves Coutinho em colaboração com a Junta de Freguesia de Seixas. O Município de Caminha e a Junta de Freguesia agradecem a este benemérito pela marca deixada na freguesia. Para complementar a obra, a Junta e a Câmara ainda substituíram o piso da zona envolvente do Chafariz por cubo. O piso encontrava-se em mau estado de conservação, causando por vezes muitas quedas a quem lá passava.
A seguir a comitiva dirigiu-se para a Travessa do Montinho. Este local encontrava-se em terra batida, agora foi sujeito a trabalhos de repavimentação. As Rua da Mela e do Cancelo também foram motivo da visita dos executivos. O piso destas ruas apresentava-se em mau estado de conservação, pelo que a sua intervenção era prioritária. Os trabalhos nestas artérias consistiram na repavimentação.
A seguir, os autarcas passaram pela Rua da Renda para verem o resultado da intervenção de fundo levada a cabo na rua. Neste Caminho a rede de água era deficitária e o piso estava completamente danificado. Assim, foram renovadas as infraestruturas, ou seja, a rede de abastecimento de água foi substituída, e a rua foi repavimentada. Estas obras conferiram -lhe um aspeto diferente, permitindo aos automobilistas e transeuntes circularem em segurança.
Depois da obra feita, os autarcas visitaram as obras em curso de modo a constatarem o andamento das mesmas. Primeiro fizeram uma paragem na Rua da Cabreira que está a ser alvo de uma intervenção de fundo. Aqui, foi renovada a rede de abastecimento de água, por se encontrar obsoleta e com materiais degradados. Agora está a ser alargada e pavimentada. A população vê agora satisfeito um anseio com mais de 12 anos.
Passaram ainda pelo Tanque do Castanhal que se encontrava obstruído devido a movimentações de terras ocorridas no passado. Esta obra era uma reivindicação antiga da população que queria o tanque ativo. Dos trabalhos fazem parte a reconstrução do tanque e o embelezamento do espaço envolvente. Em breve, os seixenses terão a funcionar o tanque inativo há mais de 10 anos.
Do périplo ainda fez parte a visita à obra ecovia – Caminho do Rio que está a ser executada e que vai ligar Seixas a Lanhelas. Esta obra está orçada em 434, 607.26 euros e é cofinanciada em 85% pelo ON.2. Da autoria da arquiteta Lara Mendes, este projeto prevê a construção de dois troços. O troço 1 está em curso e está a ser construído na freguesia de Seixas, com início no extremo Sul do Cais de São Sebastião e segue pelo traçado pedonal também existente no sentido Norte, ligando ao aglomerado urbano Oeste da freguesia. Este troço da ecovia terá aproximadamente dois quilómetros. O troço 2 será construído na freguesia de Lanhelas. Terá início no cais do Esqueiro e seguirá no sentido Norte por caminhos agrícolas. Este troço é de aproximadamente 1,7 km. No total, o concelho contará com mais três quilómetros de ecovias.
Estas obras representam o esforço diário que o Município e as juntas de freguesia fazem para manter um espaço público de qualidade, capaz de beneficiar quem cá mora e atrair novos públicos para o concelho.
Este périplo pela freguesia de Seixas enquadra-se na série de visitas que o presidente da Câmara está a fazer pelas freguesias do concelho de modo a constatar o trabalho que está a ser realizado pelas autarquias. Neste âmbito, Miguel Alves já visitou as freguesias de Riba de Âncora e Vila Praia de Âncora.

Últimas