PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Miguel Alves visitou freguesia de Riba de Âncora

10 Dezembro, 2014 - 15:37

162

0

Visita foi acompanhada por Paulo Alvarenga e teve como objetivo ver algumas das obras que a Junta de Freguesia.

O presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, visitou a freguesia de Riba de Âncora. A visita foi acompanhada por Paulo Alvarenga e teve como objetivo ver algumas das obras que a Junta de Freguesia está a realizar em parceria com a Câmara Municipal. Recuperar os quatro moinhos existentes no Lugar de Vila Verde é uma das metas para 2015, segundo o presidente da Junta de Freguesia.
Os presidentes da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, acompanhados pela vereadora Ana São João, fizeram um périplo pela freguesia com o objetivo de darem a conhecer algumas das obras realizadas e outras que estão em fase de conclusão, com destaque para a Rua da Aldeia, Largo da Aldeia Nova, Caminho do Pessegueiro, Núcleo Museológico da Memória Arte e Ofícios de Riba de Âncora, Capela do Espirito Santo, fontanários e lavadouros.
A visita começou pela Rua da Aldeia que está a ser repavimentada. Esta obra em fase de conclusão inclui o levantamento do pavimento e respetiva repavimentação. O Largo da Aldeia Nova também está a ser alvo de uma intervenção. Os trabalhos incluíram a lavagem do cruzeiro e do fontanário, bem como a recuperação de parte do rego do Carvalho.
O Caminho do Pessegueiro foi outro dos locais visitados. Este caminho foi alvo de uma intervenção de fundo, já que se encontrava em mau estado. Para além da pavimentação do caminho, esta obra ainda incluiu a condução das águas da presa de pessegueiro.
Os autarcas visitaram o atual Núcleo Museológico da Memória, Arte e Ofícios de Riba de Âncora, antiga escola primária, inaugurado no passado dia 16 de agosto. Paulo Alvarenga assumiu que a recuperação deste edifício foi a grande obra em 2014 e confessou que uma das intenções da junta passará por transformar o rés-do-chão numa casa rural para alugar às pessoas que visitem a freguesia.
Outro dos trabalhos que a Junta de Freguesia está a levar a cabo, em parceria com a Câmara Municipal, é a recuperação de cerca de 250 livros dos séculos XVI e seguintes até aos nossos dias, que se encontravam na Junta de Freguesia em mau estado de conservação. Assim, por solicitação do presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, a equipa do arquivo municipal está a trabalhar na recuperação dos respetivos livros.
Do percurso ainda fez parte uma visita a alguns fontanários e lavadouros que estão a ser alvo de intervenção. No total, a Junta, em parceria com a Câmara, está a recuperar cerca de meia centena de fontanários nos lugares de Aldeia Nova e Vila Verde. Os fontanários já foram lavados, agora vão ser pintados.
Do itinerário ainda fez parte uma visita ao lugar de Vila Verde, conhecido popularmente como Largo da Pardal, onde se encontram os quatro dos moinhos que irão ser recuperados.
Esta visita enquadra-se numa série mais vasta que percorrerá todas as freguesias de modo a constatar o trabalho realizado pelas autarquias no primeiro ano de mandato.

Últimas