PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Mata Nacional da Gelfa está a ser alvo de intervenção de grande envergadura

5 Março, 2015 - 08:38

135

0

Autarquia diz que é uma das maiores intervenções dos últimos anos.

A Mata Nacional da Gelfa está a ser alvo de uma intervenção de grande envergadura e que deverá estar concluída no próximo dia 21 de março. A garantia foi dada pelo engenheiro Rui Batista, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), durante uma reunião técnica que decorreu esta semana no local. O objetivo do ICNF é devolver a Mata da Gelfa ao concelho de Caminha.
Guilherme Lagido, vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha, Jorge Fão, Deputado da Assembleia da República e Emília Lagido, em representação da Junta de Freguesia de Âncora, reuniram com Rui Batista, do ICNF, entidade responsável pela Gestão Florestal da Mata da Gelfa. O objetivo foi fazer o ponto de situação da intervenção que está a ser levada a cabo nesta Mata, bem como verificar no local o seu alcance.
De acordo com a autarquia, esta visita traduz o diálogo permanente e estreito que existe entre as várias entidades, a Câmara Municipal de Caminha, a Junta de Freguesia de Âncora, e o ICNF. Também o Deputado da Assembleia da República tem estado, em permanência, atento a esta requalificação, participando nos fóruns de discussão.
Durante muito tempo, a Mata Nacional da Gelfa esteve sujeita ao abandono, sem qualquer tipo de intervenção. Esta é uma obra estruturante, a maior dos últimos anos. Muito em breve, a Mata estará acessível e transitável. Nesta fase, o investimento na recuperação da Mata Nacional da Gelfa ronda os 43 500 euros.
Será apresentado, brevemente, o Plano de Gestão Florestal, plano esse que prevê as ações de manutenção e gestão de todo o espaço.

Últimas