PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: “Luzes… câmara… ação!” – Foi assim no Palacete Villa Idalina [veja as FOTOS]

26 Março, 2022 - 15:14

1293

0

Realização de Eduardo Brito.

Câmaras… fios… luzes… atores. Foi este o ambiente ao redor do emblemático Palacete Villa Idalina, em Caminha, nos últimos dias.

 

O realizador Eduardo Brito esteve esta semana em Caminha, com a equipa de A Sibila para gravar algumas cenas de uma longa-metragem e uma mini-série de três episódios que trará para a cena as personagens criadas por Agustina Bessa-Luís naquela que é considerada uma obra fundamental da literatura portuguesa.

 

A produção é de Paulo Branco para a RTP e tem o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

 

Com dois nomes enormes a assinar a produção e a realização, o elenco de A Síbila conta entre os atores com Maria João Pinho, Joana Ribeiro, Sandra Faleiro, João Pedro Vaz, Ana Padrão, Diana Sá, Rita Martins, Simão Cayatte, Madalena Aragão, Emília Silvestre, Gustavo Sumpta, Raimundo Cosme, Rui Neto e Marcello Urgeghe.

 

Esta semana, alguns deles estiveram em Caminha, para interpretar cenas de uma história que atravessa a vida de “Joaquina Augusta Teixeira: nascida na Casa da Vessada, tomada na adolescência por uma síncope, a cuja recuperação se associou uma sabedoria profunda acerca de todos os rimos da consciência, do instinto, das forças telúricas – o dom profético de sibila, como na antiguidade – e morta já velha, rica de ouro e terras”, lê-se na sinopse.

 

Esta sexta-feira foi o penúltimo dia de filmagens. O presidente da Câmara, Miguel Alves, visitou o local e presenciou alguns dos momentos de trabalho e participou num pequeno convívio com a equipa.

 

 

 

Veja a galeria [fotografias: Município de Caminha]

 

 

 

A Câmara Municipal de Caminha associa-se assim a um projeto que integrará as comemorações dos cem anos do nascimento de Agustina Bessa-Luís, que se completam a 15 de outubro deste ano.

 

Eduardo Brito é um cineasta de referência, que trabalha em cinema, fotografia e escrita, com vários trabalhos distinguidos. O produtor Paulo Branco, por sua vez, dispensa apresentações e é reconhecido a nível nacional e internacional. Recebeu inúmeros prémios e diversas homenagens durante sua carreira, que soma quase 300 produções cinematográficas. No ano passado foi homenageado pela segunda vez pela Cinemateca Francesa, com uma retrospetiva da sua obra.

 

 

[Fotografias: Município Caminha]

Últimas