PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Lítio em cima da mesa – Assembleia Municipal faz reunião extraordinária na sexta-feira

10 Novembro, 2021 - 20:40

457

0

No Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora.

Realiza-se na próxima sexta-feira, dia 12 de novembro, uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Caminha. Da ordem de trabalhos faz parte uma “Discussão Relativa ao Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio no Território de Caminha”.

 

Uma reunião que acontece na semana em que a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, naquele concelho, tornou pública a sua posição relativamente ao relatório ambiental preliminar do “programa de prospeção e pesquisa de lítio das 8 áreas potenciais para lançamento de procedimento concursal para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio”.

 

Em comunicado, divulgado pelo Jornal C, aquela Junta de Freguesia aponta uma série de considerandos, desde logo a falta de transparência do Governo neste assunto.

 

A Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora está contra aquilo que considera “um grave atentado ambiental sem precedentes na história daquela freguesia e repudia a intenção do Governo “em destruir o que de melhor temos neste local sagrado, em nome dos interesses económicos, pessoais e políticos”, refere.

 

Aquela autarquia não deixou de manifestar indignação pelo assunto ter sido tornado público no dia a seguir às eleições autárquicas e com um prazo muito reduzido de participação na consulta pública.

 

A Junta de Freguesia termina a sua posição com uma recomendação ao Governo.

 

“Em vez de destruírem  o nosso património ambiental e paisagístico, melhor fizessem a reflorestação dos montes e limpezas periódicas dos mesmos, para assim podermos todos usufruir de um pulmão natural de oxigénio puro, de paisagens verdes e deslumbrantes nas nossas serras, isso sim seria o maior legado que poderíamos deixar para as futuras gerações”, conclui a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.

 

A Assembleia Municipal da próxima sexta-feira está agendada para as 21h00. Vai realizar-se no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, com transmissão online.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Jornal C]

Últimas