PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha integra candidatura para “salvar” o Rally de Portugal

14 Novembro, 2014 - 08:01

123

0

Participam ainda os municípios de Amarante, Baião, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Ponte de Lima, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho.

Depois da retirada do apoio por parte do Ministério da Economia à realização da edição 2015 do Rally de Portugal, projetada para a zona Norte, a prova ficou em causa, mas os municípios não se conformaram e encontraram uma solução, que passa pela apresentação de uma candidatura a submeter ao ON2. Hoje à tarde, no Castelo de Santiago da Barra, Caminha e mais 11 municípios assinaram um acordo de parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) com vista à candidatura. Se tudo correr bem, “salva-se” o Rally de Portugal, que estará de regresso a Caminha dentro de alguns meses, depois de mais de 20 anos de ausência.
Pouco tempo depois de ser conhecido que o Rally de Portugal seria realizado na zona Norte em 2015, o anúncio, em julho último, por parte do Turismo de Portugal (organismo do Ministério da Economia) da decisão de retirar o apoio financeiro habitual em anos anteriores, no valor de um milhão de euros, trouxe a desilusão a vários concelhos, mas os respetivos municípios não baixaram os braços e juntaram-se para encontrar uma solução.
Depois de múltiplas reuniões e tendo em conta que a CCDR-N, ao abrigo da candidatura no domínio da Promoção e Capacitação Institucional – Internacionalização – Eventos de Promoção Internacional da Região Norte – PCI-I/2/2014 – EP I (overbooking) –, aprovou financiamento para a realização de eventos de promoção internacional da Região Norte, os 12 municípios juntaram-se com o TPNP e assumiram a concretização da edição 2015 do Rally de Portugal, que deverá encontrar o necessário financiamento desta forma.
As 13 entidades acabam de assinar o acordo de parceria, que considera estratégica para a Região e para a afirmação da mesma, a realização no Norte de Portugal, do Rally de Portugal 2015.
No âmbito acordo de parceria, compete à TPNP formalizar a candidatura à obtenção de apoios financeiros, cabendo aos municípios parceiros comparticipar, financeiramente, o projeto. O total global do investimento afeto à candidatura é de um milhão e 38 mil euros, cabendo a cada município uma comparticipação de 25.950 euros.
Em representação do município de Caminha, o acordo foi assinado pelo vereador do Desporto, Rui Teixeira. Participam os municípios de Amarante, Baião, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Ponte de Lima, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho.

Últimas