PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Inaugurada ampliação da Básica e Secundária

23 Janeiro, 2023 - 15:08

334

0

Educação.

Foi inaugurada esta segunda-feira, em Caminha, a obra de ampliação da Escola Básica e Secundária e Espaços de Integração para o Ensino Articulado de Vila Praia de Âncora.

 

Trata-se de um investimento de mais de 2,5 milhões de euros. O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, presidiu à cerimónia.

 

 

 

Augusto Santos Silva presidiu à cerimónia de inauguração

[Fotografia: Município Caminha]

 

 

Augusto Santos Silva recordou, na sua intervenção, estar desde os seis anos na escola e “nunca mais de lá saí”, isto porque a Escola e a Educação são paixões constantes na sua vida: “sou um bom termómetro para avaliar a evolução da Educação”.

 

E numa breve análise revisitou o período constituído sensivelmente pelas duas últimas décadas, uma altura (há mais ou menos 20 anos) em que cerca de metade dos jovens entre os 15 e os 24 anos abandonavam a escola sem terem completado o Ensino Secundário, recordou.

 

O Presidente da Assembleia da República sublinhou que essa realidade de abandono é hoje residual, agora a saída da escola faz-se com pelo menos o Ensino Secundário concluído e metade dos jovens com 20 anos frequenta o Ensino Superior.

 

“Fizemos isto em cerca de 20 anos”, disse o responsável, considerando que a reforma da Educação teve muitas etapas, algumas incompreendidas na altura, como a opção pelos Agrupamentos, o envolvimento direto na escola de pais e encarregados de educação, ou o encerramento de escolas que não o eram verdadeiramente, com seis ou 7 alunos, onde o sucesso não tinha lugar.

 

Augusto Santos Silva elogiou as instalações que tinha acabado de visitar, classificando-as como mais um passo em frente para um fim maior, o cumprimento do Direito à Educação.

 

 

Rui Lages: Município aposta em “escola a tempo inteiro”

O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, congratulou-se pelo dia de grande alegria que hoje se vive, com a celebração da Escola como símbolo de valores.

 

Esta é uma escola que valoriza talentos, disse, enaltecendo a Escola Pública como “grande aposta da Câmara, uma aposta que se tem concretizado, nos últimos anos, com equipamentos novos, mas também melhoria de muitos outros, por todo o concelho, como ficou aliás patente num pequeno vídeo apresentado na primeira parte da sessão”.

 

“Uma aposta que não se fica pelas estruturas, mas que é de facto uma escola a tempo inteiro, aposta também nos transportes (gratuitos até ao Secundário) refeições, programas variados de desporto, saúde e tempos livres”, concluiu.

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Tópicos:

#Educação#Obras

Últimas