PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Implementação de parque infantil foi a proposta mais votada em Seixas

17 Outubro, 2015 - 08:55

144

0

Segundo encontro ainda ficou marcado pela forte adesão dos munícipes.

A implementação de parque infantil e equipamento fitness na Beirada do Rio, em Lanhelas, foi a proposta mais votada ontem no encontro de participação em Seixas. Este segundo encontro ainda ficou marcado pela forte adesão dos munícipes. Rui Teixeira abriu a sessão e referiu a importância destes encontros, já que permitem às pessoas a possibilidade de participarem de forma mais ativa na Câmara Municipal e de proporem projetos para um município melhor. Na próxima semana, os encontros de participação vão decorrer em Venade e Âncora.
Depois de Dem, Seixas acolheu o segundo de seis encontros de participação. Em Seixas participaram 72 pessoas, distribuídas por 10 grupos. As 10 mesas apresentaram 14 propostas ao plenário: implementação de parque infantil e equipamento fitness na Beirada do Rio, em Lanhelas; remodelação/requalificação da creche de Lanhelas; recuperação do edifício da EB1 de Lanhelas; requalificação das barracas dos pescadores em Lanhelas; casa mortuária em Lanhelas; requalificação da Casa das Pedras, em Seixas; arranjo da Rua da Cabreira em Seixas; Escola de Coura de Seixasapoio social; cobertura internet, wi-fi em toda a freguesia de Seixas; melhoramento da Rua da Costa e utilização dos espaços públicos em Seixas; requalificação do parque desportivo José Luiz da Cruz; abertura de um museu etnográfico (folclore e hóquei em patins); plantação de folhosas/sobreiros em Arga de São João e transformação de ruínas e lixeira em Arte.
As propostas mais votadas em plenário e que serão alvo de análise técnica de validação são: implementação de parque infantil e equipamento fitness na Beirada do Rio, em Lanhelas (31); remodelação/requalificação da creche de Lanhelas (29); recuperação do edifício da EB1 de Lanhelas (18); requalificação das barracas dos pescadores em Lanhelas (13); casa mortuária em Lanhelas (nove) e requalificação da Casa das Pedras em Seixas (nove).
A estas propostas, juntam-se assim as vencedoras no primeiro encontro e que são: adaptação do Centro Cultural de Gondar em Centro de Dia/Apoio Domiciliário e cobertura de internet sem fios nas Argas. Em apenas dois encontros a equipa de análise técnica já tem 8 projetos para analisar para as freguesias de Lanhelas, Seixas, Gondar e Argas.
Os encontros de participação vão prolongar-se até ao final do mês. Terça-feira, dia 20, realiza-se mais um em Venade. O Município de Caminha convida os caminhenses a participaram, a apresentarem propostas e a decidirem os projetos que querem para o concelho. Lembramos que Apesar do encontro ser em Venade podem participar pessoas de todas as freguesias, já que estas sessões não estão circunscritas a uma freguesia.
Recorde-se que o orçamento participativo de Caminha assenta num modelo de participação de caráter deliberativo, através do qual os participantes poderão apresentar propostas e decidir os projetos que consideram ser os mais prioritários até 180 mil euros, ou seja, a verba contemplada no orçamento participativo para este ano correspondente ao montante de IRS que se prevê que os munícipes do concelho paguem durante o ano de 2015. É importante referir que cada projeto não poderá ultrapassar os 60 mil euros.

Últimas