PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Histórias de Manuel António Pina contadas em braille nas bibliotecas do concelho

16 Março, 2015 - 08:02

171

0

Atividade é complementada com um momento onde as crianças podem aprender a escrever o seu nome próprio em braile.

As Bibliotecas Municipais de Caminha e de Vila Praia de Âncora estão a apostar em novas formas de ampliar as ligações à leitura e à escrita através do braille. Desde fevereiro, as crianças do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais têm acesso ao Conto e Reencontro também em braille. “Gigões e Anantes”, de Manuel Pina é a história que está a ser “contada” e “recontada” a partir de um texto comum e também em braille.
A promoção da leitura continua a ser uma atividade prioritária das Bibliotecas Municipais de Caminha e Vila Praia de Âncora. Desde fevereiro, a atividade “Conto e Reencontro”, cujo objetivo é potenciar o gosto pela leitura junto dos mais novos e aproximar as crianças das bibliotecas concelhias, está a ser enriquecida com uma nova forma de comunicação – o braille.
Assim, com uma dinâmica diferente, o “Conto e Reencontro” está a apresentar até ao dia 14 de abril, a pequena história de Manuel António Pina, “Gigões e Anantes”, que mostra como é possível comunicar e partilhar, sem reservas, mesmo quando há diferenças. Assim, para além de uma história lida a partir de um texto comum, as crianças também escutam a leitura da mesma história escrita em braille. A atividade é complementada com um momento onde as crianças podem aprender a escrever o seu nome próprio em braile.
Recorde-se que o braille esteve em destaque na Biblioteca Municipal de Caminha no passado mês de janeiro, com a realização de duas sessões de informação sobre a deficiência visual, intituladas de “Ler às Escuras”, dirigidas a professores de educação especial e à comunidade em geral.

Últimas