PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Habitantes de Castanheira aconselhados a evacuar – Miguel Alves fala em cenário ‘desolador’

10 Agosto, 2015 - 13:48

194

0

Aos microfones da Vale do Minho, autarca de Caminha mostrou-se optimista. Acredita que o fogo estará dominado em 24 horas.

Os bombeiros e a Proteção Civil aconselharam esta segunda-feira os habitantes da Aldeia de Castanheira, Caminha, a sair das suas casas. A medida, noticiou a RTP, foi meramente preventiva e deveu-se sobretudo à idade avançada da população residente naquele lugar.
Nesta altura,o fogo apresenta duas frentes ativas. Menos uma relativamente ao princípio da manhã de hoje. Ouvido pela rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara de Caminha revelou que “a cabeça do incêndio está na Serra d’Arga. Está próxima ao lugar de Castanheira. Neste momento é esta a frente que está a concentrar todas as atenções”. Visivelmente preocupado e desolado, Miguel Alves referiu que “olhando para a Serra d’Arga, que é magnífica, e que hoje tem um tapete negro que a cobre, obriga-nos a ter de perceber o que aconteceu nestes três dias”.
Optimista, o edil caminhense acredita que o fogo vai ficar dominado nas próximas 24 horas. “Aquilo que está a ser atacado, está sê-lo para resolvermos o problema”, continuou Miguel Alves. O presidente da Câmara tem consciência que “as coisas podem também correr mal. Estamos numa zona de orografia difícil, de escarpa muito acentuada. Há sempre uma parte menos controlável mas estamos a trabalhar para poder resolver este incêndio o mais rapidamente possível”, garantiu.
Na serra, a luta contra as chamas continua. Mais de 300 homens de todo o país combatem incessantemente o maior incêndio florestal que este território viu nos últimos cinco anos. Estão a ser auxiliados por dois aviões Canadair e um helicóptero.
O fogo deflagrou pelas 10h30 de sábado, depressa alastrou pela zona florestal da freguesia de Candemil, em Vila Nova de Cerveira. Por onde passou chegou a ameaçar várias habitações. Às 13h00 desta segunda-feira apresentava duas frentes ativas.

Últimas