PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: GNR andou pelos bares – Sensibilizou menores para riscos do álcool

5 Julho, 2022 - 11:44

557

0

Sensibilização.

A GNR saiu para a noite de Caminha no passado fim-de-semana. Os militares efetuaram uma ação de sensibilização que “teve como objetivo alertar os menores, os estabelecimentos e pais ou representantes legais para os riscos associados ao consumo de álcool por menores”.

 

Nesta campanha, refere a GNR, foram sensibilizados “mais de 100 menores que se encontravam a frequentar a zona de diversão noturna”.

 

Na abordagem, a autoridade alertou que “a curto prazo e de forma aguda, o álcool apresenta várias consequências”. Entre estas, a”alteração da perceção da realidade e da capacidade de reação a diferentes estímulos; lentidão do discurso e descoordenação dos movimentos; algum grau de desinibição que pode levar à adoção de comportamentos desadequados, violentos ou exibicionistas; outros comportamentos de risco de natureza sexual ou relacionada com outros consumos”.

 

A longo prazo, alertou ainda a GNR, “o consumo prolongado de álcool pode “comprometer o normal desenvolvimento cerebral e as funções cognitivas; alterações na personalidade do adolescente e jovem adulto, nomeadamente comportamentos aditivos; comprometer o funcionamento do fígado e outros órgãos vitais”.

 

Esta ação contou com o apoio da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Caminha, através da participação de alguns comissários e da Câmara Municipal de Caminha.

 

Neste alinhamento, a GNR, para além da transmissão de conselhos aos menores, relembrou os estabelecimentos que facultar, independentemente de objetivos comerciais, vender ou, com objetivos comerciais, colocar à disposição, em locais públicos e em locais abertos ao público, todo o tipo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos constitui uma infração, punível com uma coima que pode ir dos 2.000 euros (pessoa singular) aos 90.000 euros (pessoa coletiva).

 

 

[Fotografia: Divulgação GNR]

Últimas