PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

1

Caminha

Caminha: Frequenta esta praia? Foi distinguida como “Zero Poluição”

31 Maio, 2023 - 00:44

2319

0

Fez o pleno de excelência.

A Praia do Forte do Cão, em Âncora, Caminha, conquistou novamente um galardão de excelência e exclusividade, ao ser distinguida pela Associação Zero como de “poluição zero”.

 

A praia já tinha sido premiada pela Quercus como “Praia com Qualidade de Ouro” e vai hastear mais uma vez a Bandeira Azul da Europa.

 

“São três motivos de grande orgulho para o concelho, que em vésperas de iniciar mais uma época balnear, vê reconhecida a qualidade e segurança de todas as praias, somando cinco Bandeiras Azuis, três galardões “Praia com Qualidade de Ouro” e mais uma, agora, “poluição zero”, refere o Município de Caminha.

 

Recorde-se que uma praia zero poluição “é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas nos últimos três anos. Em todas as análises efetuadas, não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias”.

 

A Praia do Forte do Cão faz assim o “pleno” de excelência, uma situação relativamente invulgar e difícil de alcançar – este ano, a Associação distinguiu apenas 54 praias zero poluição, em 26 concelhos do país, número que corresponde apenas a 8 por cento do total das 658 praias que vão estar em funcionamento esta época balnear. Acresce que, no Norte, além da Praia do Forte do Cão, há apenas mais duas livres de qualquer contaminação, de acordo com os critérios da Associação.

 

Como foi divulgado, entretanto, as praias das Azenhas, em Vilar de Mouros; de Caminha (transição) e do Forte do Cão, em Âncora, foram distinguidas pela Quercus com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”
e vão hastear a bandeira respetiva na próxima época balnear.

 

Os primeiros galardões conhecidos para esta época balnear foram os da Bandeira Azul da Europa e cinco Bandeiras Azuis foram atribuídas a todas as praias marítimas do concelho de Caminha: Praia da Foz do
Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão; assim como à Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Ambiente

Últimas