PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Freguesia de Argela passa a contar com toponímia a partir deste sábado

28 Maio, 2016 - 08:40

152

0

Freguesia passa a contar com 64 ruas. Processo resolve inúmeros problemas relacionados com a entrega de correspondência.

As ruas, praças e caminhos da freguesia de Argela, em Caminham, abandonam este sábado oficialmente o “anonimato”. A cerimónia está marcada para as 10h00: a freguesia passa a contar com 64 ruas e os argelenses atingem assim um objetivo antigo. O Executivo Municipal encontrou, em pleno século XXI, uma freguesia onde as ruas não tinham nomes, nem existiam números de polícia, com todas as dificuldades que se adivinham para a sua população.
O processo para dotar a freguesia de toponímia decorreu com a colaboração da Comissão de Cidadãos de Argela, que contribuiu de forma essencial para que, finalmente a freguesia possa ter a toponímia que faz justiça com a população e com a sua história.
Este processo, como referimos em nota anterior, vem colmatar vários problemas. Por um lado, satisfaz a vontade generalizada da população e, por outro, resolve inúmeros problemas relacionados com a entrega de correspondência, a assistência médica local, a qualidade do serviço comercial de entrega de encomendas e mercadorias, o transporte de táxi, a valorização turística da localidade ou outras situações do quotidiano.
O processo de atribuição da toponímia à freguesia de Argela atravessou várias fases. Foi constituída, com o contributo da Junta de Freguesia de Argela, uma Comissão de Cidadãos de Argela, que prestou um serviço cívico de grande qualidade na formulação de uma proposta de atribuição toponímica à freguesia, e que foi sujeita a consulta e discussão pública.
Findo este período, a Comissão Independente de Cidadãos de Argela apresentou as conclusões finais à respetiva Junta de Freguesia para se pronunciar sobre o trabalho e o parecer foi favorável.
A Junta de Freguesia de Argela, por sua vez, solicitou ao presidente da Câmara Municipal que, nos termos da legislação, se pronunciasse sobre a toponímia da freguesia, tendo Miguel Alves dado parecer favorável.

[Fotografia: Direitos Reservados]

Últimas