PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha formalizou contrato de parceria para criação da empresa Águas do Alto Minho

11 Janeiro, 2019 - 14:39

176

0

O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves (PS), assinou esta sexta-feira o Contrato de Parceria para a criação da empresa pública Águas do Alto Minho, para gestão dos […]

O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves (PS), assinou esta sexta-feira o Contrato de Parceria para a
criação da empresa pública Águas do Alto Minho, para gestão dos sistemas de água e saneamento no concelho e na região.

A assinatura dos documentos aprovados, no final de 2017, na Assembleia Municipal de Caminha, “permitirá criar escala na gestão do sistema sem que os Municípios percam capacidade de decisão nas questões fundamentais”, refere a autarquia gerida pelo PS.

A nova parceria, refere ainda a edilidade, tem como objetivo “articular competências entre sistemas, promover uma maior eficácia através da redução das perdas de rede, garantir a qualidade da água e possibilitar o investimento de 75 milhões de euros nos próximos cinco anos, no conjunto dos sete Municípios aderentes”.Com o Contrato de Parceria, foi também firmado um Protocolo entre as partes que permitirá organizar uma candidatura conjunta a fundos comunitário, no âmbito do POSEUR – Ciclo Urbano da Água, até ao términodo mês de fevereiro.

Para Miguel Alves, “a criação desta Parceira Pública vem dar uma resposta conjunta e articulada a várias questões fundamentais. Primeiro e mais importante, garante o que os Municípios já têm dificuldade em garantir: a qualidade impecável da água que chega às nossas casas e um serviço de saneamento cada vez mais alargado”. O autarca socialista sublinhou ainda a possibilidade de “estancar o flagelo das perdas de água: em 2017, o Município de Caminha pagou 44,5% de água não faturada, ou seja, de toda a água que foi preciso comprar para o Município, apenas metade foi paga pelos consumidores, o restante foi água paga e deitada fora”. Miguel Alves acrescentou ainda que, com este protocolo, “vai ser possível candidatar a fundos comunitários, até ao próximo dia 28 de fevereiro, um conjunto de investimentos em rede de saneamento nas freguesias de Venade e Azevedo, Moledo e Cristelo e Âncora, numa primeira vaga que terá continuidade nos próximos cinco anos”.

A concretização desta Parceria Pública decorrerá durante os próximos meses e terá impacto nos serviços de cada autarquia e no tarifário do sistema. Serão criadas lojas especializadas na região e introduzidas novas metodologias de controlo, passando o pagamento dos serviços, reparações e investimentos a ser efetuadas pela nova empresa Águas do Alto Minho.

 

PUB

Últimas