PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Foi “o maior Cortejo Etnográfico de sempre” em VP Âncora – Veja as FOTOS

11 Setembro, 2022 - 16:44

1949

0

Festas em honra de Nª Srª da Bonança.

O cortejo etnográfico deste sábado, integrado nas Festividades em Honra de Nª Srª da Bonança, em Vila Praia de Âncora, Caminha, ultrapassou mil figurantes e apresentou cerca de duas dezenas de carros alegóricos. Os dados foram avançados este domingo pelo Município local, que se congratulou com tamanha participação.

 

A edição deste ano do cortejo teve como tema Sons e Cores do Mar à Serra.

 

Contou, pela primeira vez, com a participação da grande maioria das freguesias do concelho de Caminha, envolvendo não apenas o Vale do Âncora, como era já habitual, mas também o Vale do Minho, além de outras instituições e das três freguesias vizinhas do concelho de Viana do Castelo.

 

Com organização da Comissão de Festas e colaboração da Câmara Municipal de Caminha, este ano houve uma ambição ainda maior e foi lançado um apelo à participação de todo o concelho, que seria correspondido da melhor forma.

 

“Pelas ruas da Vila desfilou efetivamente o maior Cortejo Etnográfico de sempre, acompanhado e apoiado pela população e por muitos visitantes, que se organizaram ao longo do trajeto, desde as ruas 5 de Outubro, 31 de Janeiro. Avenida Dr. Ramos Pereira e Campo do Castelo”, realça a autarquia.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município de Caminha]

 

 

A abrir o desfile, como é habitual, esteve a recriação da chegada da Senhora da Ínsua.

 

Houve o desfile do traje tradicional das freguesias e muitos temas da vida quotidiana, e da história do território, como o ciclo do pão, S. Pedro de Varais, o trabalho da lã, a moagem e os moinhos de vento, o convívio da matança do porco, o vinho, o linho, a tecelagem dos trajes, a desfolhada, jogos tradicionais, fonte dos namorados, os fogueteiros, os doceiros, os solheiros de Lanhelas, os pescadores, a feira tradicional, os cantares tradicionais, as concertinas, a pesca no Rio Minho com o “carocho”, a ida à feira, a arte do vime, o desmalhar e a venda da sardinha.

 

Cerca de duas dezenas de carros alegóricos integraram este Cortejo Etnográfico das Festas em honra de Nª Srª da Bonança, contando também com a colaboração da Viana Festas, que cedeu algumas viaturas.

 

As Festas em Honra de Nª Srª da Bonança começaram no passado dia 7 de setembro. Terminam este domingo.

 

[Fotografias capa: Município de Caminha]

Últimas