PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha: Exploração de lítio na Serra d’ Arga vai mesmo avançar, alertam Os Verdes

16 Janeiro, 2020 - 11:17

453

0

PUB A exploração de lítio vai mesmo avançar na Serra d’Arga, em Caminha. A garantia foi deixada pelo Partido Ecologista os Verdes (PEV) que, em nota de imprensa publicada no […]

PUB

A exploração de lítio vai mesmo avançar na Serra d’Arga, em Caminha. A garantia foi deixada pelo Partido Ecologista os Verdes (PEV) que, em nota de imprensa publicada no site do partido, diz ter conseguido a confirmação oficial do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

“Por insistência e persistência do PEV, o Ministro do Ambiente disse hoje [14 de janeiro], pela primeira vez, em resposta à deputada ecologista Mariana Silva, o nome dos 9 lugares abrangidos pelo concurso público para exploração do lítio, para além dos 2 lugares com contratos já anunciados: Montalegre e Boticas”.

“Alguns dos locais anunciados já eram do conhecimento público, mas nunca tinham sido oficialmente confirmados pelo ministro do Ambiente ou Secretário de estado”, refere ainda o PEV.

Entre esses nove locais está a Serra d’ Arga. De acordo com aquele partido, os restantes são Barro/Alvão; Seixo/Vieira; Almendra; Barca Dalva/Canhão; Argemela; Guarda; Segura e Maçoeira.

“Para Os Verdes a indústria extrativa ou qualquer outra atividade não pode nem deve colocar em causa o ambiente, a biodiversidade, os ecossistemas nem comprometer a própria qualidade de vida das populações, pelo que em sede de OE2020 já apresentou 2 propostas de alteração”, refere ainda o PEV.

Uma dessas propostas tem “o objetivo da Realização de Avaliação Ambiental Estratégica, de âmbito nacional, de Mineração com especial ênfase sobre a prospeção, pesquisa e exploração de depósitos minerais de lítio e minerais associados. Já a  outra “para que se constitua uma Comissão de Acompanhamento para cada local de prospeção, pesquisa de depósitos minerais de lítio e minerais associados ou outro minerais”.

Recorde-se que no passado mês de julho, o Governo decidiu “excecionar” o sítio Rede Natura 2000 Serra d’Arga do conjunto de áreas a integrar no concurso para a prospeção de lítio, mas o porta-voz do movimento SOS Serra d’Arga assegurou recentemente que se mantém a pretensão de exploração mineira naquela serra.

De acordo com a proposta de OE, o Governo quer criar em 2020 um ‘cluster’ do lítio e da indústria das baterias e vai lançar um concurso público para atribuição de direitos de prospeção de lítio em nove áreas do país.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

Últimas