PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Executivo aprovou plano para melhorar gestão dos resíduos sólidos urbanos

23 Maio, 2015 - 08:11

240

0

Edilidade salienta que ‘implementar uma política eficiente de gestão de resíduos tem sido uma prioridade para o Município de Caminha’.

O executivo caminhense aprovou, por unanimidade, em reunião de câmara, o Plano Municipal de ação no âmbito do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU) 2020. A edilidade salienta que “implementar uma política eficiente de gestão de resíduos tem sido uma prioridade para o Município de Caminha”, com os objetivos de contribuir para o desenvolvimento sustentável e para uma melhor qualidade de vida dos caminhenses. Guilherme Lagido apresentou o plano e sublinhou que o documento em questão vai ao encontro das preocupações do PERSU e das preocupações do município quer ao nível ambiental, quer ao nível do bem estar dos munícipes.
O Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos 2020 define a nível nacional as novas políticas, orientações e prioridades para os resíduos urbanos e metas específicas para cada uma das entidades gestoras dos SGRU existentes.
O Plano Municipal aprovado traduz a estratégia do Município de Caminha para o contributo do alcance nas metas nacionais e comunitárias em matéria de resíduos urbano e os indicadores de acompanhamento e avaliação das medidas a tomar.
Neste sentido, o Município de Caminha partilha com os restantes acionistas do SGRU Valorminho a responsabilidade de contribuir para o cumprimento das metas a que esta se propõe e aquelas às quais o PERSU 2020 a vincula, no que respeita às metas de retomas de recolha seletiva e preparação para reutilização e reciclagem.
O Plano de ação 2015-2020 do Município de Caminha divide-se em quatro eixos de atuação: prevenção da produção e perigosidade de resíduos urbanos (compostagem doméstica, hortas urbanas); promoção da recolha seletiva trifluxo papel, cartão, plástico, vidro e metal); recolha seletiva de RUB e recolha seletiva de outros fluxos (REEE, pilhas e acumuladores, OUA, têxteis, outros). Este plano prevê a implementação de vários projetos a título municipal e em parceria com a Valorminho que promovam a separação seletiva e incentivem a adesão dos munícipes aos sistemas de reciclagem. O Município também vai prestar especial atenção ao envolvimento direto do cidadão na estratégia de RU apostando em ações de comunicação e sensibilização que fomentem a mudança de comportamentos.
Relativamente a estas matérias, entre 2011 e 2013 registou-se uma redução da quantidade de resíduos urbanos (RU) produzidos no Município de Caminha. Em 2014 registou-se um incremento de 3% (342 toneladas) na produção de RU em relação ao ano transato.
No que respeita à deposição de resíduos em aterro provenientes do Município de Caminha, no ano de 2014 verificou-se um aumento das quantidades de RU depositados em aterro em cerca de 3% relativamente a 2013 (um acréscimo de 292 toneladas).
Quanto à recolha seletiva, entre os anos de 2010 e 2012, registou-se um decréscimo da quantidade de resíduos recolhidos seletivamente. Nos anos de 2013 e 2014 a recolha seletiva evoluiu de forma positiva no Município, tendo-se registado incrementos na ordem das 50 toneladas em 2014 (aumento de 7% em relação a 2013) e 27 toneladas em 2013 (incremento de 4% em relação a 2012).
O executivo votou também a abertura do procedimento do concurso público internacional para fornecimento de gás propano/natural a grane para as Piscinas Municipais – Vila Praia de Âncora.

Últimas