PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Esta praia continua a brilhar com ‘Zero Poluição’

31 Maio, 2022 - 17:35

696

0

Distinção atribuída pela associação ambientalista ZERO

A praia do Forte do Cão, em Caminha, voltou este ano a ser distinguida com o estatuto de Zero Poluição pela associação ambientalista ZERO.

 

É uma das três praias do distrito de Viana do Castelo que alcançaram esta distinção. Os outros dois areais são Afife e Arda, em Viana do Castelo.

 

 

O que é uma praia ZERO poluição?

A partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2019, 2020 e 2021), não só tiveram sempre classificação “EXCELENTE” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais).

 

Isto é, em TODAS as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias. Consideram-se três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.

 

 

Caminha faz Bandeira Azul de mão cheia

O concelho de Caminha mantém, nesta época balnear, as cinco Bandeiras Azuis.

 

Todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2022: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

 

Recorde-se que, em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora nas praias galardoadas.

 

Em 2018 foi atingida outra conquista, com o sucesso da candidatura da Praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. Em 2019 voltou a ser “tudo azul” e em 2020 repetiu-se: cinco candidaturas – cinco Bandeiras Azuis.

 

A época de 2021 confirmou a tendência e o bom desempenho e em 2022 será igual.

 

“Este é o corolário de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município, não só através do investimento em infraestruturas por todo o concelho, mas também na salvaguarda de todas as condições que correspondem aos critérios do Programa Bandeira Azul da Europa”, refere a autarquia.

 

Recorde-se que em 2021, a Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE escolheu a Praia de Moledo para a realização da cerimónia que assinalar o início formal da época balnear. Apesar das restrições, o concelho de Caminha viveu uma época balnear excecional, mantendo as cinco Bandeiras Azuis, mas conquistando também quatro bandeiras Qualidade Ouro.

 

O ano de 2021 ficou ainda marcado por uma nova praia fluvial, Pedras Ruivas, em Seixas.

 

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Caminha]

Últimas