PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha está a recolher dados sobre os idosos em situação de isolamento no concelho

25 Agosto, 2014 - 07:19

140

0

Entre esta segunda-feira e 29 de agosto, segue-se a freguesia de Vile; de 1 a 5 de setembro, o trabalho será realizado em Seixas e de 8 a 12 de setembro, o técnico irá percorrer as ruas de Argela. Este processo decorre entre as 9h30 e as 16h00.

O Município de Caminha está a proceder à recolha de dados sobre os idosos em situação de isolamento no concelho, com o objetivo de elaborar o Plano Gerontológico Concelhio. Agora, os trabalhos estão a realizar-se em Âncora. Vile, Seixas e Argela são as próximas freguesias a serem trabalhadas.
O envelhecimento da população do concelho, bem como a sua qualidade de vida estão na base da preparação deste diagnóstico sobre as caraterísticas das pessoas com 65 anos ou mais a viver no domicílio. Esta é de resto uma questão que tem estado, desde o primeiro momento, na agenda do executivo.
Neste sentido, os técnicos do município continuam a palmilhar as ruas das freguesias do concelho. O objetivo é conversar com a população alvo. Até ao momento já foram recolhidos dados nas freguesias de Venade, Azevedo, Vila Praia de Âncora, Orbacém, Gondar e Vilar de Mouros. Entre esta segunda-feira e 29 de agosto, segue-se a freguesia de Vile; de 1 a 5 de setembro, o trabalho será realizado em Seixas e de 8 a 12 de setembro, o técnico irá percorrer as ruas de Argela. Este processo decorre entre as 9h30 e as 16h00.
A Câmara Municipal de Caminha está a trabalhar neste dossiê em parceria com a Escola Superior de Viana do Castelo. No entanto, os presidentes das juntas de freguesia e os párocos também têm sido parceiros fundamentais na proximidade com as populações.
Recorde-se que o Plano Gerontológico Concelhio insere-se no Eixo IV – Envelhecimento, do Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016 que a Rede Social de Caminha está a elaborar e cujos objetivos são: diminuir o isolamento físico e social dos idosos e promover práticas de envelhecimento ativo. Este plano também poderá ser útil para as instituições socias, pois vai permitir que preparem candidaturas para submeterem a quadros comunitários.

Últimas