PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Encontros de participação terminam esta quinta-feira

29 Outubro, 2015 - 08:04

117

0

Encontros terminam esta quinta-feira, pelas 18h30, no Edifício Paços do Concelho. O Município de Caminha convida os caminhenses a participarem, a apresentarem propostas e a decidirem os projetos que querem para o concelho.

Os encontros de participação, em Caminha, estão a chegar ao fim. Esta semana decorreu mais um, desta feita em Vila Praia de Âncora, onde participaram 77 pessoas, distribuídas por 11 grupos. Este foi o encontro que contou com o maior número de pessoas e de propostas apresentadas. Os 11 grupos expuseram 35 propostas, tendo sido apresentadas em plenário apenas 14: requalificação do Largo da Estação – Vila Praia de Âncora; requalificação da rua do Calçadão – Lage/Âncora; acessibilidade da rua da Erva Verde às Traseiras – Vila Praia de Âncora; construção de novo parque infantil junto ao Forte da Lagarteira; recuperação do espaço envolvente do Dólmen da Barrosa – Vila Praia de Âncora; requalificação da escola de Vilarinho; acesso pedonal Estação / Rua do Brandão; requalificação da rua de Vales – Vila Praia de Âncora; ecovia junto à margem do rio Âncora; requalificação do Parque Ramos Pereira – Vila Praia de Âncora; alargamento da rua Rodrigo Lourenço da Rocha – Vila Praia de Âncora; requalificação da rua João de Brito – Vila Praia de Âncora; rua da Constituição – Vila Praia de Âncora e ciclovia da Av. Dr. Ramos Pereira – Vila Praia de Âncora.
Destas 14 propostas apenas cinco serão alvo de análise técnica de validação: requalificação do Largo da Estação – Vila Praia de Âncora (56); requalificação da rua do Calçadão – Lage/Âncora (27); acessibilidade da rua da Erva Verde às Traseiras – Vila Praia de Âncora (11); construção de novo parque infantil junto ao Forte da Lagarteira (11) e a recuperação do espaço envolvente do Dólmen da Barrosa – Vila Praia de Âncora (nove).
Até ao momento já decorreram cinco encontros de participação, nas freguesias de Dem, Seixas, Venade, Âncora e Vila Praia de Âncora. Estes cinco encontros contaram com a participação de 215 pessoas e com a apresentação de 20 projetos para a equipa técnica avaliar para as freguesias de Lanhelas, Seixas, Gondar, Argas, Venade, Azevedo; Argela, Âncora, Vile, Riba de Âncora e Vila Praia de Âncora. Às propostas ontem aprovadas juntam-se as restantes: adaptação do Centro Cultural de Gondar em Centro de Dia/Apoio Domiciliário; cobertura de internet sem fios nas Argas; implementação de parque infantil e equipamento fitness na Beirada do Rio, em Lanhelas; remodelação/requalificação da creche de Lanhelas; recuperação do edifício da EB1 de Lanhelas; requalificação das barracas dos pescadores em Lanhelas; casa mortuária em Lanhelas; requalificação da Casa das Pedras em Seixas; requalificação do caminho entre Argela e Venade (Colarinha e Aldeia Nova); criação da rota dos moinhos / limpeza cursos de água nas freguesias Venade / Azevedo e Argela; construção de um forno comunitário do campo à mesa em Riba de Âncora; recuperação física do jardim de infância em Âncora; criação de um espaço desportivo na antiga escola primária de Vile; intervenção na escola primária de Âncora/Lage e o prolongamento da rede de saneamento básico em Âncora/lugar da Lage ou disponibilidade de uma cisterna.
Os encontros de participação terminam esta quinta-feira, pelas 18h30, no Edifício Paços do Concelho. O Município de Caminha convida os caminhenses a participarem, a apresentarem propostas e a decidirem os projetos que querem para o concelho. Sobre a importância destes encontros, o autarca frisou: “este processo abre a Câmara à participação das pessoas, isto é, todo o dinheiro que os cidadãos de Caminha paguem em IRS e fica no concelho, as pessoas podem decidir o que querem fazer com esse dinheiro”.
Recorde-se que o orçamento participativo de Caminha assenta num modelo de participação de caráter deliberativo, através do qual os participantes poderão apresentar propostas e decidir os projetos que consideram ser os mais prioritários até 180 mil euros, ou seja, a verba contemplada no orçamento participativo para este ano correspondente ao montante de IRS que se prevê que os munícipes do concelho paguem durante o ano de 2015. É importante referir que cada projeto não poderá ultrapassar os 60 mil euros.

Últimas