PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Encontro de Cantares ao Desafio e Tocadores de Concertina vai regressar a Dem

29 Maio, 2015 - 08:03

153

0

Miguel Alves anunciou ainda que o teatro vai subir em breve ao palco do Centro Cultural da freguesia.

O Encontro de Cantares ao Desafio e Tocadores de Concertina vai regressar a Dem, em Caminha. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves, durante a reunião descentralizada do Executivo decorrida esta quarta-feira. O edil caminhense anunciou ainda que o teatro vai subir em breve ao palco do Centro Cultural da freguesia. Um espaço que a população quer ver dinamizado.
O presidente da Junta agradeceu o trabalho do Município, que investiu na freguesia, só no ano passado, cerca de 84 mil euros, o que significa um aumento de 68% face a 2013 mas, considerando a média de cinco anos (2009 a 2013), representa um acréscimo de 127%.
A primeira intervenção coube ao presidente da Junta de Freguesia. Paulo Gonçalves não teve dúvidas em reconhecer o trabalho realizado pelo Município, realçando os excelentes balneários, o sistema de aquecimento “cinco estrelas”, a capela mortuária e o parque adjacente, a resolução de problemas em caminhos e no escoamento de águas e a visibilidade que a freguesia conseguiu, graças ao Rally de Portugal. “Foi fenomenal e veio beneficiar muito a nossa freguesia”, assegurou o autarca local.
Mas a freguesia precisa de mais e tem a legítima ambição de melhorar ainda e de criar condições para a atração de visitantes, assim como de proporcionar melhores condições de vida aos deenses.
Nas duas intervenções dos cidadãos que se inscreveram falou-se da necessidade de maior participação cidadã, nomeadamente através do voluntariado, um aspeto aliás consensual, e fez-se um balanço positivo das atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal. Em síntese, foi muito bom mas é necessário ainda ir mais longe.
Em sintonia, Miguel Alves encerrou a reunião, lembrando que o encontro de tuning, que antes se realizava em Vilar de Mouros, vai passar para Dem, que passará também a ter teatro no seu Centro Cultural, prometendo ainda o regresso do Encontro de Cantares ao Desafio e Tocadores de Concertina, cuja genuinidade dava visibilidade e prestígio à freguesia.
O presidente da Câmara lembrou também que os benefícios da realização do Rally de Portugal não se esgotam na prova. Em matéria de “prestação de contas”, relativamente aos compromissos assumidos quando da primeira reunião descentralizada, Miguel Alves admitiu que fez quase tudo, faltando ainda resolver um problema de iluminação.
De qualquer forma, nunca um Executivo investiu tanto em Dem como este. Cerca de oitenta e quatro mil euros, sendo destes cerca de 48 mil gastos com a capela mortuária, foi um grande esforço de mobilização de verbas do Município em 2014, tendo já este ano sido transferidos 15 mil euros para a freguesia. Mesmo assim falta ainda verba para acabar de pagar a capela mortuária, assunto que vai ser equacionado, mantendo-se o excelente diálogo neste e noutros aspetos entre a Junta e a Câmara, com o objetivo de fazer de Dem um espaço ainda mais apetecível para viver e para visitar.

Últimas