PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Empreitada da nova Biblioteca Municipal já arrancou

16 Outubro, 2014 - 08:07

133

0

Tudo aponta para que em junho do próximo ano, os munícipes já possam usufruir deste novo espaço cultural.

A empreitada da nova Biblioteca Municipal de Caminha já arrancou. Esta obra estruturante vai custar 917. 538,83 euros + IVA e é comparticipada em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Tudo aponta para que em junho do próximo ano, os munícipes já possam usufruir deste novo espaço cultural. “Esta obra representa um investimento de 917 mil euros mais IVA, em que o Município faz o esforço financeiro de participar com 15%. Esperamos ter esta obra concluída no final de junho de 2015 para os munícipes e visitantes do concelho de Caminha usufruírem em pleno deste espaço que vai ficar interessante em termos culturais e de biblioteca”, assegurou o vereador Rui Teixeira, durante a visita ao local.
O vice-presidente do Município de Caminha, Guilherme Lagido, o vereador com o pelouro das obras públicas, Rui Teixeira, e o empreiteiro responsável pela obra acompanhados de vários técnicos fizeram esta manhã uma visita técnica à obra da nova Biblioteca de Caminha. A construção da nova Biblioteca Municipal é um importante contributo para o aumento, diversificação e enriquecimento da oferta cultural no concelho, e para a qualificação do centro histórico da vila de Caminha. “Trata-se de uma obra de grande envergadura. Esta obra é uma biblioteca para o concelho de Caminha. Mas é mais do que isso. É um espaço de cultura dentro do centro histórico. Esta é uma intervenção de recuperação desse mesmo centro histórico”, explicou Guilherme Lagido sobre a importância desta obra.
Guilherme Lagido realçou ainda a preocupação deste executivo na recuperação do centro histórico de Caminha. “O executivo tem uma preocupação enorme com a recuperação do centro histórico e começa a dar o primeiro exemplo nessa recuperação”, disse.
Da autoria do arquiteto Nuno Brandão Costa, o projeto da nova Biblioteca de Caminha prevê a requalificação da casa existente e a construção de um “acrescento”, que denomina de “dissonante”, construído em granito. Assim, na casa, no rés-do-chão, vai situar-se o átrio e, na parte superior, uma área da sala de leitura. No “acrescento”, no espaço de baixo, será instalada a sala infantil, com janelas voltadas para o exterior. Na parte superior, ficará a parte restante da sala de leitura, tudo em vidro, com varandas que permitem ampliar o espaço, que poderão ser transformadas em salas de leitura durante o verão. O projeto ainda contempla a construção de uma cave que interligará os dois volumes, onde será construído um auditório.
Esta empreitada resulta de uma candidatura apresentada e aprovada pelo Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, objetivo específico Rede de equipamentos culturais, do Programa Operacional ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 (QREN).

Últimas