PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha é o 6º Município que mais IRS devolve à população

15 Junho, 2017 - 11:01

156

0

Contas foram feitas pelo “Jornal de Negócios”, a partir da informação oficial, ou seja, dos dados disponibilizados pela Autoridade Tributária (AT), que detalham o número de declarações por município e a coleta líquida de IRS.

Caminha é o 6º município de Portugal que mais IRS devolve em média à sua população. As contas foram feitas pelo “Jornal de Negócios”, a partir da informação oficial, ou seja, dos dados disponibilizados pela Autoridade Tributária (AT), que detalham o número de declarações por município e a coleta líquida de IRS.
A Câmara Municipal desceu o IRS por duas vezes em quatro anos, para ajudar as famílias e incentivar a economia local obtendo, agora, o reconhecimento nacional.
Os dados estão publicados neste jornal especializado em assuntos económicos e financeiros, ocupando este tema as páginas 10 e 11, onde se destaca, na primeira, o quadro que elenca os concelhos por ordem decrescente, tendo em conta a taxa de participação variável no IRS e a poupança média de IRS em euros. Caminha aparece em sexto lugar entre todos os municípios do país, sendo que este ano foram 104 os municípios que resolveram prescindir de parte do IRS que o Estado Central transfere para os seus cofres e conceder um alívio fiscal aos munícipes.
Depois de Lisboa, Águeda, Albufeira, Óbidos e Cascais, surge Caminha com uma taxa de participação variável no IRS de 3,5% e uma poupança média de IRS (em euros) de 56 euros, aliás o mesmo montante do quinto município desta tabela (Cascais).
“Assumimos com as pessoas que íamos baixar a carga fiscal em Caminha e temos cumprido. Baixámos por duas vezes o IMI e a taxa variável do IRS e contribuímos para que as famílias pudessem aumentar o seu rendimento disponível. Sei que estas medidas nem sempre são reconhecidas como estratégicas, mas, do nosso ponto de vista, são essenciais para incrementar a economia e ajudar as pessoas”, sublinha o presidente da Câmara.
Miguel Alves mostra-se satisfeito pelo reconhecimento do esforço: “estamos no Top 6 nacional, somos, mais uma vez, notícia por fazermos bem e melhor. Dentro dos recursos e instrumentos que temos, vamos fazendo o nosso trabalho e os frutos vão aparecendo: o turismo cresce 37% ao ano, o desemprego desceu 41% desde que tomamos posse, a dívida bancária caiu em mais de 20%”.

Últimas