PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Dragagem do Portinho de Vila Praia de Âncora vai ser feita este Verão

19 Maio, 2023 - 01:43

1331

0

Plano foi confirmado em julho de 2021 pelo então Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

A dragagem no Portinho de Vila Praia de Âncora vai ser feita durante este Verão. A garantia foi deixada esta quinta-feira pelo diretor da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), José Simão.

 

Recorde-se que o plano foi confirmado em julho de 2021 pelo então Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em visita a Vila Praia de Âncora, dois meses depois de aí ter assumido o compromisso de que seriam
realizadas dragagens regulares no Portinho, até que seja encontrada uma solução estrutural.

 

O compromisso consta do Contrato Plurianual de Dragagens dos Portos do Norte, no valor de 4,12 milhões de euros, que contempla outros portos também, mas que permite entre 2021 e 2023 dragar 80 mil m3 de areia.

 

Entretanto, a solução estrutural também evoluiu e, como foi anunciado no final de janeiro de 2022, a DGRM e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em coordenação com a Câmara Municipal de Caminha, deslocaram-se a Vila Praia de Âncora para reunir com pescadores na sede da Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos daquela localidade.

 

Uma das questões tratadas foram os pressupostos e soluções do estudo de reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora, um objetivo antigo dos pescadores e do Município.

 

O objetivo do trabalho entregue aos especialistas é propor uma nova configuração para o porto de Vila Praia Âncora de forma a minimizar as condições de assoreamento, reduzir substancialmente as necessidades de dragagem de manutenção, e, sobretudo, melhorar as condições de segurança para as embarcações no acesso ao porto.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Obras

Últimas