PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Comitiva francesa veio saber mais sobre refeições escolares no concelho

18 Setembro, 2023 - 09:01

611

0

Boas práticas alimentares.

Caminha recebeu a visita de uma comitiva francesa multidisciplinar, da cidade de Avignon, composta por representantes do Município, investigadores e profissionais da área alimentar.

 

No Mercado Municipal de Caminha, o grupo foi recebido pelo Presidente da Câmara, Rui Lages, reunindo a seguir com a Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e do Mar.

 

Nesta reunião participou também a vereadora Liliana Ribeiro, responsável do Município pelas compras, gestão e fornecimento das refeições escolares.

 

O grupo está a realizar uma visita ao território do Alto Minho, no âmbito do projeto FEAST – Food systems that support transitions to healthy and sustainable diets, que está a ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em conjunto com outros parceiros europeus.

 

De acordo com a CIM, a comitiva de Avignon inclui Christian Rocci, vereador da Agricultura e Compras Públicas do Município de Avignon; Esther Sanz-Sanz e Claude Napoleone, investigadores do INRAE – Instituto Nacional Francês de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente; Jennifer Macia, representante da Direção da Cozinha Central do Município de Avignon; e Elsa Chiffard-Carricaburu, investigadora do projeto FEAST do Living Lab Avignon.

 

O objetivo desta visita alargada foi “partilhar boas práticas do território do Alto Minho e o modus operandi em matéria de compras públicas ‘verdes’ dos municípios, bem como visitar várias cozinhas e cantinas escolares com diferentes modelos de gestão e fornecimento de refeições, com destaque para modelos que incorporam as dietas locais, sustentáveis e os produtos locais produzidos em regimes de qualidade (variedades vegetais regionais e raças autóctones). A comitiva pretende também entrevistar produtores que fornecem cantinas escolares (valorizando assim a produção e os produtos locais), bem como responsáveis pelas compras públicas e gestão das cantinas”.

 

O projeto FEAST foi aprovado pelo programa Horizonte Europa Pilar II – Cluster 6: Alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente e está a ser desenvolvido por um consórcio de 36
entidades europeias, entre instituições públicas, empresas, universidades e atores políticos, liderado pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

 

A visita esteve inserida no projeto PA9. Enogastronomia: Sabores, ofertas e conhecimento, do PROVERE Minho Inovação – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, aprovado pelo Norte 2020, do qual faz parte o III Congresso de Enogastronomia "Amar o Minho, que ocorrerá nos próximos dias 25 e 26 de setembro, em Caminha.

 

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Últimas