PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Cerveja artesanal invade centro da vila a partir de 9 de Julho

7 Julho, 2015 - 08:22

121

0

Terceira edição do Artbeer Fest promete novidades. Organização espera chegar aos 40 mil visitantes.

Caminha recebe entre os próximos dias 9 e 12 de Julho a III edição do Artbeer Fest. O centro histórico da vila volta a ser o palco deste certame que conta com os melhores produtores do mundo de cerveja artesanal. “Esta edição será talvez o primeiro passo da consolidação como evento e como plataforma de comunicação. Estamos a trabalhar para que isto não seja só um evento mas também um negócio mais amplo e uma diversificação de vários tipos de projetos”, disse à Vale do Minho Otávio Costa, da organização. “Para Caminha, penso que o Artbeerfest é a ‘cereja no topo do bolo’. Este é um evento que ninguém conhecia e há dois anos a autarquia teve a coragem, juntamente connosco, de o ativar. Em dois anos tornou-se uma referência nacional”, realçou o responsável.
As expectativas, referiu Otávio Costa, são as melhores. As mudanças na edição deste ano vão verificar-se sobretudo ao nível da qualidade. “Não queremos alargar o espaço. Tudo se resume àquelas três praças centrais de Caminha. Quisemos sobretudo fazer um ‘upgrade’ e subir dois ou três patamares ao nível da qualidade. Fizemos uma grande escolha sobre os 30 cervejeiros finais que vão estar presentes. Tivemos 137 pré-inscrições, e para escolher 30 já se pode imaginar a dificuldade”, revelou o membro da organização.
Outra das novidades passa pela existência de um espaço chamado Via Látea. “Será um pequeno espaço, um conteúdo dentro do Artbeerfest dedicado a projetos de investimento na área dos queijos artesanais. Há muita gente a optar por este tipo de empreendedorismo”, realçou Otávio Costa. “Escolhemos sete novos projetos existentes na zona do Alto Minho e ainda um cervejeiro que faz queijos que vem da zona da Serra da Estela. Para já, será um pequeno espaço que irá complementar a oferta gastronómica”, explicou.
Polónia; Holanda; Bélgica; Inglaterra; Espanha; Brasil; Itália, Dinamarca e Portugal são os países que vão estar representados. A organização espera atingir este ano a fasquia dos 40 mil visitantes. Otávio Costa considera que a cerveja artesanal é hoje cada vez mais apreciada em todas as idades. “A qualidade tem aumentado muito. A quantidade de produtores tem também aumentado exponencialmente. Há dois anos, em Caminha, havia 12 projetos a nível nacional. Este ano existem 44. Os eventos que se vão fazendo são vários. Não têm a escala do Artbeerfest mas são também plataformas de visibilidade para esses empreendedores e para esta temática”, finalizou.

Últimas