PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Centenas já conhecem as vantagens de ter um compostor em casa

15 Março, 2023 - 01:42

831

0

Ambiente.

Várias “centenas de pessoas” já assistiram às sessões de esclarecimento sobre como funciona um compostor doméstico e as vantagens de transformar dos biorresíduos em composto. A informação foi avançada pelo Município de Caminha.

 

O projeto Reciclar a Compostar continua a percorrer as freguesias, escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS do concelho.

 

Há várias sessões agendadas até ao final do mês de março. Nessa altura, estarão cobertas praticamente todas as freguesias, à exceção das Argas. Será também feito um balanço e equacionadas as diligências seguintes.

 

“Entre escolas, freguesias e IPSS foram já realizados muitos encontros com a população e públicos específicos, abrangendo centenas de pessoas, com o intuito não apenas de mostrar como devem ser usados os compostores, mas também para a sensibilização sobre a necessidade de transformar dos biorresíduos em composto”, refere a autarquia em nota enviada.

 

O projeto teve uma primeira fase – o Município de Caminha apresentou uma candidatura a financiamento para implementação do projeto ao Aviso n.º 8247/2021, do Fundo Ambiental, referente ao programa “Biobairros – da terra à terra”, no montante 36.480 euros (IVA incluído), que foi aprovada e que viabilizou a execução.

 

O projeto em curso prevê a promoção, junto da população local e das entidades parceiras, da compostagem doméstica através da distribuição porta-a-porta de compostores, distribuição nos estabelecimentos escolares do concelho e ainda aos utilizadores de parcelas das Hortas Urbanas – Quinta da Barrosa, incentivando à reciclagem na origem e à transformação de biorresíduos em composto.

 

Posteriormente, a Câmara Municipal de Caminha alargou o projeto Reciclar a Compostar a todo o concelho, tendo conseguido fazer aprovar uma segunda candidatura, que reforçou a dotação inicial conseguida na 1ª fase, num investimento total de mais de 84 mil euros.

 

No âmbito deste projeto, o Município de Caminha adquiriu compostores domésticos e baldes para deposição de resíduos, para distribuição gratuita. Os interessados deverão inscrever-se online nas sessões AQUI [clique para abrir].

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Tópicos:

#Ambiente

Últimas