PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Câmara satisfeita com ritmo das obras de requalificação do Mosteiro de S. João d’ Arga

20 Maio, 2015 - 08:21

161

0

Requalificação do espaço é um investimento elegível que ultrapassa os 575 mil euros.

A Câmara de Caminha mostra-se satisfeita com o ritmo a que correm as obras de requalificação do Mosteiro de S. João d’Arga. Trata-se de um investimento de grande importância para a potenciação turística da Serra d’Arga e para todo o concelho de Caminha na ordem dos 600 mil euros, financiado em 85% pelo ON2 – O Novo Norte. Rui Teixeira, vereador com o pelouro das obras públicas, esteve no local a acompanhar o andamento das mesmas.
A empreitada “Santuário de S. João d’Arga – Conservação e Valorização do Conjunto Construído” engloba trabalhos de conservação e de beneficiação na capela, nos albergues, nos espaços exteriores, nos sanitários públicos, no edifício de apoio ao Santuário e, ainda, o melhoramento e execução de algumas infraestruturas.
De acordo com o caderno de encargos da empreitada, já foram executados os trabalhos de demolição de alguns acrescentos, que ao longo dos tempos foram vindo a ser levados a efeito e que destoavam completamente a traça original do edificado inicial, nomeadamente o topo nascente do bloco norte e adaptação da cobertura deste mesmo bloco junto da entrada.
Neste momento os trabalhos desenvolvem-se em várias frentes: está a proceder-se à requalificação dos Albergues nos conjuntos do lado norte e no lado sul; as coberturas existentes também estão a ser intervencionadas; nos sanitários estão a ser desenvolvidos trabalhos de implementação de wc’s quer no bloco norte, quer no bloco sul, bem como estão estão a ser requalificados todos os paramentos interiores e exteriores em alvenaria de pedra.
Recorde-se que a requalificação do Mosteiro de S. João d’Arga é um investimento elegível de 575.209,81 euros e vai ser financiado em 488.928,34 euros pelo ON2, O Novo Norte, sendo a restante quantia suportada pelo Município de Caminha.

Últimas