PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Câmara quer crianças nas Piscinas – PSD diz que «rendas não são pagas há um ano»

20 Janeiro, 2017 - 08:59

133

0

Sociais-democratas deixam uma questão à maioria socialista: «O que fazem ao dinheiro?»

O PSD Caminha diz que as Piscinas Municipais “não são pagas há um ano”. O alerta surge na semana em que o Executivo Municipal caminhense aprovou por unanimidade o projeto piloto “Caminha Sabe Nadar”. O objetivo é proporcionar às crianças do concelho, até aos oito anos de idade, aulas de adaptação ao meio aquático e natação nas Piscinas Municipais – Vila Praia de Âncora, isentando-as de qualquer pagamento. “Esta é uma iniciativa de grande alcance que valoriza os equipamentos municipais e, sobretudo, proporciona às nossas crianças a possibilidade de nadar, essencial em qualquer circunstância, mas fundamental num concelho banhado pelo mar e que aposta nos desportos náuticos”, disse o presidente da Câmara, Miguel Alves.
O “Caminha Sabe Nadar” arranca a 1 de fevereiro. Para fazer parte deste projeto piloto é necessário reunir os seguintes requisitos: idade menor ou igual a oito anos e residência no Concelho de Caminha. As inscrições deverão ser efetuadas na receção das Piscinas Municipais – Vila Praia de Âncora a partir de quinta-feira. É de salientar que não há número limite de inscrições e que os horários serão elaborados mediante o número de participantes inscritos. Este projeto também inclui as crianças que já frequentam o equipamento, devendo os pais dirigir-se à receção para obter as informações necessárias.

PSD a favor mas lamenta programa que “surge em ano eleitoral”

A oposição social-democrata na Câmara caminhense votou favoravelmente o projeto mas mostra-se preocupada com o rumo das Piscinas Municipais. “Depois de mais de 15 anos de promessas e quando o PSD ganhou a câmara , pôs as mãos à obra e deu ao concelho uma das obras mais emblemáticas e importantes. O anterior executivo adquiriu os terrenos e pagou-os na hora sem recorrer a empréstimos”, recorda a direita caminhense. “Para que este equipamento de excelência exista, é necessário que se pague uma renda
mensal, como todos nós pagamos do empréstimo da nossa casa. O anterior executivo contabilizava as piscinas na sua gestão como rendas e desta forma conseguia reaver o IVA das mesmas, e que, por exemplo, este ano, valeu a este executivo cerca de 500 mil euros”, refere o PSD em nota enviada à comunicação social.
Ora, de acordo coma força política liderada por Liliana Silva, “o anterior executivo pagava as piscinas mensalmente, sem falhar os pagamentos porque sempre considerou que este era um equipamento que beneficiava todos os munícipes e engrandecia o nosso concelho. O atual executivo, desde que entrou para a câmara, e como diz mal de tudo o que o anterior executivo fez, passou o tempo todo a reclamar por ter de pagar a renda das piscinas, porque claro, o dinheiro faz mais falta ao presidente para pagar as suas assessorias de imagem e as festas que realiza para promover a sua imagem, para fazer protocolos com Serralves, ou para contratar artistas de topo, desprezando completamente os valores que temos na nossa terra”. Com estatísticas na mão, o PSD mostra dados. “Tivemos a confirmação através das listagens que são obrigados a nos fornecer, de que não pagam as piscinas municipais há um ano, incorrendo num incumprimento grave. Continuamos sem entender como é que alguém não paga os compromissos que tem, e que nos permitem ter umas piscinas municipais de excelência”, acusam os sociais-democratas. “Recebem as rendas das lojas que existem naquele equipamento municipal, recebem um valor mensal do Hospital Particular pela clínica de fisioterapia e as mensalidades dos utentes das piscinas, mas não pagam a renda da piscina !! O que fazem ao dinheiro?”, questiona o PSD.
Cenário semelhante, continua a oposição «laranja», verifica-se noutras áreas. “Passa-se o mesmo com a água. Recebem o dinheiro dos munícipes, mas não pagam a água à companhia! O que fazem ao dinheiro ? A má gestão e a incompetência deste executivo levam a que situações graves como estas aconteçam”, dispara o PSD. “Programas como o “Caminha sabe nadar”, que surge curiosamente em ano eleitoral, só são possíveis, porque o anterior executivo teve o rasgo político de construir as piscinas municipais, mas agora, todos se arriscam a ficar sem programas e sem piscinas, porque o presidente decidiu não pagar as piscinas há um ano”, conclui a oposição caminhense.

Últimas