PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Câmara e Krisálidade voltam a levar teatro às 14 freguesias

21 Março, 2016 - 08:40

120

0

‘Presidente da Câmara propôs renovação desta ‘relação de sucesso’, que se vai materializar na celebração de novo protocolo para 2016.

Os “excelentes resultados da parceria estabelecida entre o Município de Caminha e a krisálida – Associação Cultural do Alto Minho no ano passado” levaram o presidente da Câmara a propor esta semana ao Executivo a renovação desta “relação de sucesso”, que se vai materializar na celebração de um novo protocolo para 2016.
“Esta é uma nova forma de encarar e criar cultura, de envolvimento das populações, de aproveitamento dos equipamentos e de descentralização”, sublinhou a propósito o autarca Miguel Alves.
Em 2015, ao abrigo do protocolo, a Krisálida estreou o espetáculo “Rei Laudamuco, Senhor de Nenhures” no Valadares, Teatro Municipal de Caminha e depois promoveu uma digressão pelas 14 freguesias do concelho, entre junho, julho. agosto e setembro, representando para um total de 630 espectadores.
A peça saiu ainda do concelho, para espetáculos em Vila Nova de Cerveira, Lanheses, Carreço e Sines. Também foram realizadas oficinas de teatro para crianças e para adultos e promoveu-se, entre outras, a colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, no espetáculo “Infância Adiada”.
No âmbito do protocolo, foi ainda realizada a Maluga – I Festa da Marioneta Luso Galaica, que incluiu oficinas com numerosos participantes e espetáculos a que assistiram cerca de duas centenas de pessoas.
Assim, olhando para os valores totais, realizaram-se nove oficinas, com 118 participantes; houve 30 sessões de diferentes espetáculos e 1696 espectadores (dos quais apenas centena e meia de fora do concelho) assistiram às representações.
Razões “mais do que suficientes para renovar a parceria”, através de um protocolo de desenvolvimento cultural a celebrar entre o Município e a krisálida – Associação Cultural do Alto Minho, no valor de 10 mil euros. Com este protocolo, refere a autarquia, pretende-se prosseguir objetivos estratégicos de cooperação cultural para o desenvolvimento do gosto pelo teatro; para a estimulação precoce das crianças e jovens para esta arte do espetáculo; para a formação e diversidade de públicos; para a democratização do acesso à fruição teatral, bem como para a afirmação nacional e internacional de Caminha enquanto centro criador e difusor de cultura.
Este novo protocolo garante que à semelhança do ano passado, a Krisálida levará um espetáculo às 14 freguesias do concelho, conduzindo o teatro ao encontro do público nas salas das juntas de freguesia, nas ruas e nas pequenas praças, ao mesmo tempo que prosseguirá o projeto pedagógico em íntima articulação com a criação e produção artísticas, dirigidos às comunidades de crianças, jovens e suas famílias.

Últimas