PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Câmara diz que CGD mantém-se aberta – PSD alerta que pode não ser bem assim

29 Março, 2017 - 09:45

156

0

«Este processo está é suspenso por agora, e muito previsivelmente até às eleições autárquicas», avisa o PSD.

A Câmara Municipal de Caminha diz ter sido informada pela Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de que a agência de Vila Praia de Âncora se manterá aberta ao público e em funcionamento nos mesmos moldes em que está atualmente. “Segundo a informação recolhida junto da CGD, o balcão de Vila Praia de Âncora foi excluído do programa de encerramento de agências que está em curso”, refere a autarquia em nota de imprensa.
As conversações mantidas ao longo das ultimas semanas que tiveram como ponto alto a reunião que o Presidente da Câmara Municipal de Caminha teve, no passado dia 20 de março, com o Administrador Executivo responsável pela organização da CGD em todo o país, culminaram nesta decisão que a edilidade considera “positiva para Vila Praia de Âncora e todo o vale do Âncora, num momento em que parecia difícil inverter o encerramento do balcão situado na vila mais populosa do concelho”.
“Esta é uma boa notícia e uma vitória da população de Vila Praia de Âncora que percebeu, desde sempre, que o valor do diálogo se sobrepõe ao do insulto e que o valor da negociação é substantivamente maior do que o valor da ameaça. A Câmara Municipal de Caminha saúda os cidadãos e as instituições que, com argumentos e urbanidade, souberam defender os interesses de Vila Praia de Âncora e do nosso concelho e garante que manterá a sua vigilância relativamente aos processos de encerramento de serviços públicos que, durante alguns anos, criaram problemas ao concelho mas que nos últimos três anos tem sido possível afastar da nossa terra”, salienta a autarquia caminhense.

PSD alerta que… não é bem assim

O PSD Caminha já reagiu a informação vinda da autarquia e avisa que “a única posição assumida pelo Governo foi que o plano de restruturação iria ser revisto quanto às agências a fechar”. “Não existe em lugar nenhum informação de que o balcão de Vila Praia de Âncora (VPA) tenha sido extinto de qualquer lista, pelo que o PSD Caminha não pode deixar de lamentar mais este engodo eleitoralista”, alertam os sociais-democratas.
No mesmo documento, o PSD recorda que “o Primeiro Ministro apenas garantiu que nenhum concelho ficaria sem uma agência da CGD. Não deu qualquer garantia que não haveria agências a fechar. Relativamente à agência de Vila Praia de Âncora, como sucede com todas as outras constantes da lista de agências a encerrar, não existe nenhuma garantia definitiva. Este processo está é suspenso por agora, e muito previsivelmente até às eleições autárquicas”. “Se o governo não deu nenhuma garantia de que esta agência não iria encerrar, não pode o presidente da Câmara garantir aquilo que quem de direito não garante”, conclui o PSD Caminha.

Últimas