PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Câmara aposta na renovação da rede de abastecimento público de água

6 Março, 2015 - 09:54

131

0

Objetivo, diz a autarquia, é melhorar a qualidade de vida das populações.

A renovação da rede de abastecimento público de água tem sido uma das apostas do executivo caminhense. O objetivo, diz a autarquia, é melhorar a qualidade de vida das populações. A Câmara Municipal de Caminha está a renovar as redes de abastecimento de água em algumas freguesias do concelho. Seixas e Vilar de Mouros já têm algumas ruas com a rede de água completamente renovada. Em Lanhelas os trabalhos também já começaram. Sobre a importância da renovação da rede de água para os munícipes e para as freguesias, o presiddente da Câmara, Miguel Alves realça que “temos apostado muito na renovação das redes de abastecimento de água. Este é um investimento que tem pouco mediatismo e que, em fase de obra, causa muitos transtornos às populações mas é essencial para a qualidade do abastecimento público da água, para a eficiência das redes e vem acompanhada, muitas vezes, com a melhoria dos pisos dos arruamentos intervencionados. Estamos a falar de intervenções estruturantes que mobilizam uma fatia importante do nosso orçamento mas que melhoram a qualidade de vida das pessoas do concelho de Caminha por muitos anos”.
As redes de abastecimento de água em alguns arruamentos do concelho estão obsoletas e deficitárias, apresentando materiais degradados. Estas intervenções estão a dotar a rede pública com novos materiais, com diâmetros mais adequados, que permitirão melhores condições de abastecimento público de água.
Para melhorar a qualidade de vida das populações a Câmara Municipal de Caminha e as respetivas Juntas de Freguesia estão a operar em parceria. A Câmara está a executar novas redes de abastecimento de água e as Juntas de Freguesia a repavimentar as artérias intervencionadas.
Em Seixas, a Câmara Municipal renovou a rede de abastecimento de água nas Ruas da Renda e da Cabreira. Tratava-se de uma rede muito antiga e com materiais degradados. Dos trabalhos fizeram parte a remodelação de todos os ramais domiciliários e a renovação de 360 metros de rede de distribuição dos arruamentos. É de realçar ainda que na Rua da Cabreira foi ainda recuperado o aqueduto existente junto ao lavadouro público, que se encontrava obstruído e danificado. Por sua vez, a Junta de Freguesia de Seixas procedeu ao levantamento do pavimento e procedeu à respetiva repavimentação.
Em Vilar de Mouros, a Câmara Municipal procedeu à renovação da rede de água no Caminho de Campos. Aqui, foram remodelados 160 metros de rede e todos os ramis de água existentes. A Junta de Freguesia uniu esforços com o Município e procedeu á repavimentação do Caminho.
Em Lanhelas, a obra de renovação da rede de água no Caminho do Serradouro está em curso. Aqui, a rede existente não tem o diâmetro suficiente para o adequado abastecimento de água às diversas habitações. Dos trabalhos fazem parte a substituição de cerca de 70 metros de rede e a renovação dos ramais de ligação às habitações. Depois dos trabalhos concluídos, a Junta de Freguesia de Lanhelas irá proceder ao arranjo e renovação do pavimento do respetivo caminho.

Últimas